Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

A educação física como cultura corporal foi proposta na década de 1990. Os conteúdos referiam-se aos jogos, à ginástica, aos esportes, àslutas, às danças e ao conhecimento do corpo. A cultura de movimento inclui a

  • A promoção da saúde e a preparação do indivíduo para o cumprimento dos serviços militares.
  • B natureza do movimento, os processos biofisiológicos e seus significados e as constituições culturais.
  • C compreensão do corpo difundida pela aptidão física e o movimento, norteado pela perspectiva de rendimento esportivo.
  • D concepção de corpo articulada a uma compreensão “total” do corpo, enfocando as esferas do comportamento, nos aspectos cognitivos, sociais, motores e afetivos.
  • E compreensão de corpo da psicologia desenvolvimentista, que se dá por meio das taxionomias.

À luz das correntes epistemológicas do conhecimento científico, várias foram as abordagens constituídas na educação física ao longo da sua história. Nesse contexto, é correto afirmar que a abordagem crítico-emancipatória surgiu com

  • A Jean Le Bouch e outros, em 1986.
  • B Go Tani, em 1988.
  • C Mauro Betti, em 1994.
  • D Elenor Kunz e outros, em 1994.
  • E Jocimar Daolio, em 1995.

O objeto de estudo da metodologia crítico-emancipatória é o(a)

  • A motricidade humana, entendida como o conjunto de habilidades que permitem ao homem produzir conhecimento e se expressar.
  • B cultura corporal do homem e da mulher brasileiros, entendendo-a como uma dimensão da cultura.
  • C movimento humano (esporte e suas transformações sociais).
  • D mundo do movimento e suas implicações sociais.
  • E aprendizagem motora, por meio da taxionomia desenvolvida por Gallahue e aperfeiçoada pelos autores da proposta.
O Basquetebol criado no final do século XIX constitui-se hoje em um dos principais evento e produto de marketing devido a sua dinamicidade e competitividade. No que diz respeito a contagem de pontos neste esporte considere: 
A equipe converteu 20 cestas durante o jogo, estas vinte cestas foram obtidas dentro das três possibilidades de pontuação.


Assinale a alternativa que apresenta qual a pontuação máxima que poderia ser obtida pela equipe, a partir da situação acima proposta.
  • A 60 pontos
  • B 61 pontos
  • C 59 pontos
  • D 57 pontos
No século XX a Educação Física escolar sofreu no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Sobre a evolução histórica da Educação Física analise as afirmativas a seguir.
I. Até a década de 50, a Educação Física ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (por exemplo, o higienismo), ora de interesses militares (nacionalismo, instrução pré-militar). II. Acompanhando as mudanças do pensamento pedagógico da educação na década de 1950, a Educação Física associou suas práticas a vertente pedagógica escola-novista com técnicas de ensino centradas no trabalho do professor e sua didática. III. No início do século XX ocorreu a importação de modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês, entre as décadas de 1910 e 1920, e a partir das décadas de 1950 e 1960 o método desportivo generalizado.


Sobre a história da Educação Física no Brasil até meados do século XX, estão corretas as afirmativas: 
  • A I e III apenas
  • B II e III apenas
  • C I e II apenas
  • D III apenas
  • E I, II e III