Questões de Benchmarking (Administração Geral)

Limpar Busca

Na seara do planejamento estratégico, o relevante processo de busca das melhores práticas de gestão dentro de um mesmo setor é conhecido como

  • A benchmarking.  
  • B diversificação.
  • C busca ativa.
  • D parametrização.
  • E accountability.

Trata-se de identificar as melhores práticas na área de administração de recursos humanos, em que a equipe coleta informações sobre as operações de sua própria organização e de outras, com a finalidade de compará-las e identificar lacunas. Essas informações ajudam a equipe a determinar as causas das diferenças de desempenho e, em seguida, mapear o conjunto de melhores práticas que levem a um desempenho de nível superior.


O processo descrito no trecho precedente, utilizado na melhoria do desempenho da gestão estratégica de pessoas, é denominado 

  • A benchmarking. 
  • B alinhamento estratégico.
  • C mensuração da adequação interna.
  • D balanced scorecard.
  • E ciclo PDCA.
A respeito da maneira de melhorar a qualidade em serviços e das boas práticas na prestação de serviços, julgue o próximo item.

Para o sucesso de um projeto de benchmarking, é necessário o envolvimento da alta administração da organização para viabilizar os recursos necessários à implementação das ações que possibilitem adequar os procedimentos inerentes às boas práticas identificadas.
  • Certo
  • Errado
A respeito da maneira de melhorar a qualidade em serviços e das boas práticas na prestação de serviços, julgue o próximo item.

Caso alguns departamentos de determinada empresa apresentem excelentes resultados nas pesquisas de atendimento ao cliente e outros departamentos apresentem resultados muito ruins, a solução mais adequada para se ter conhecimento das melhores práticas a serem adotadas internamente será a realização de um benchmarking externo, com empresas do mesmo segmento.
  • Certo
  • Errado
Benchmarking (avaliação comparativa), é um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho nas organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional. O objetivo maior do benchmarking é captar e aprender, identificando oportunidades e ameaças. Assinale a alternativa incorreta sobre os principais objetivos do benchmarking. 
  • A Busca de melhores processos e práticas inovadoras
  • B Aumento dos prazos e custos
  • C Aceleração dos ciclos de aprendizado e melhoria como um todo
  • D Formação de consenso interno sobre as limitações da organização e suas deficiências
  • E Estabelecimento de referências quantitativas para a melhoria dos resultados