Questões de Breve histórico da qualidade na Administração Pública (Administração Pública)

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Com relação à gestão da qualidade, à gestão de projetos e à Administração Pública, julgue o item.
A teoria do defeito zero, publicada no Japão, foi a primeira a justificar teoricamente os esforços que devem ser empreendidos para atingir a qualidade industrial.

  • Certo
  • Errado

Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que

  • A a avaliação, tomando por base os fundamentos de excelência anualmente fixados pela FNQ para as organizações, aplicase apenas para fins de pontuação no âmbito do Prêmio Nacional de Qualidade.
  • B tanto os critérios como os fundamentos de excelência podem ser divididos em subitens avaliatórios, para obtenção de pontuação quanto ao nível de qualidade da organização para fins de certificação.
  • C a avaliação do grau de excelência da organização depende da aplicação de testes de certificação por profissionais independentes, utilizando os fundamentos da metodologia correspondente.
  • D os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
  • E as organizações habilitadas a concorrer ao Prêmio Nacional de Qualidade oferecido pela FNQ são apenas aquelas que aplicam os critérios e indicadores específicos previamente fixados no processo competitivo.
Assinale a alternativa que é corretamente adequada aos princípios, aos objetivos e às características do modelo de qualidade em serviços públicos.
  • A A preocupação em satisfazer o cliente, no setor privado, é baseada no interesse, enquanto, no setor público, essa preocupação tem que ser alicerçada no dever.
  • B A gestão da qualidade, no serviço público, é uma dimensão técnica e não política, que requer liderança da burocracia em seu desenvolvimento.
  • C Os modelos de gestão da qualidade, no serviço público, requerem a construção de práticas padronizadas e homogêneas de atendimento a todos os cidadãos.
  • D O objetivo da gestão da qualidade no serviço público é garantir atendimento a normas e procedimentos.
  • E Os instrumentos e modelos de gestão da qualidade são únicos e dizem respeito tanto a serviços públicos como a serviços privados.
O Brasil, nos últimos anos, pós-Constituição Federal de 1988, passou a experimentar um conjunto de experiências voltadas ao aumento da participação social. Já se demonstra que há uma gama bem diversa de experiências que variam em termos de seus desenhos, do grau de institucionalização e dos resultados que promovem. De forma geral, no entanto, demonstra(m)-se como resultado(s) concreto(s) das experiências de participação em curso:
  • A redução de custos de transação e garantia da heterogeneidade de interesses nas decisões tomadas pelo poder público.
  • B envolvimento de mais atores no processo decisório e, assim, eliminação de pontos de veto.
  • C aceleração dos processos decisórios, reduzindo custos de transação para o poder público.
  • D promoção de decisões mais efetivas tomadas com maior rapidez pelo poder público em discussão com atores privados.
  • E heterogeneidade de atores envolvidos no processo decisório e contribuição para antecipação da contestabilidade.

A gestão da qualidade na Administração Pública no Brasil, compartilhada por estados e municípios, conforme a ótica do governo federal, segue determinados princípios próprios. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses princípios.

  • A Satisfação do cidadão e aumento da arrecadação.
  • B Valorização do servidor e identificação de requisitos.
  • C Adoção das melhores práticas e reciprocidade.
  • D Publicidade e reciprocidade.
  • E Foco na satisfação do cidadão e melhoria contínua, redução de custos e busca da inovação.