Questões de Breve histórico do Governo Eletrônico (Administração Pública)

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A inovação tecnológica pode ser importante aliada da gestão pública. As tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, permitiram avanços como o chamado governo eletrônico, e sua evolução tem trazido o chamado governo digital. A recente digitalização de muitos serviços públicos incide decisivamente na qualidade e efetividade das políticas públicas.

Com relação aos possíveis impactos positivos da transformação digital dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A redução do contato com o usuário, permitindo maior foco nos processos administrativos.

( ) Monitoramento pela sociedade da execução orçamentária e financeira em tempo real.

( ) A simplificação administrativa e a integração de serviços públicos.

( ) A ampliação da participação social por meio digital, incrementando os mecanismos de disponibilização de informações e controle social.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F, V, V e V.
  • B V, V, F e F.
  • C F, F, V e F.
  • D F, V, F e V.
  • E V, V, V e F.

Julgue o item que se segue, a respeito de temas contemporâneos da gestão pública brasileira.
Agências reguladoras são exemplos de fundações públicas de direito privado. 

  • Certo
  • Errado

Governos em todo o mundo utilizam as tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial a Internet, para serviços, transações, disponibilização de informações, entre outras aplicações. No Brasil, já existem experiências em todos os níveis de governo no uso das TIC para melhorar o acesso às informações públicas. No que se refere ao assunto tratado, é correto afirmar que, na utilização das TIC, o principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability consiste em

  • A estabelecer padrões de interação entre os órgãos de controle.
  • B ampliar o acesso à Internet nos municípios brasileiros.
  • C ampliar o número de instâncias participativas tanto no formato presencial como no formato digital.
  • D criar aplicativos de serviços que proporcionem aos cidadãos maior rapidez e agilidade.
  • E construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão.

O valor da informação pode ser classificado nos seguintes tipos:

I. Valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação.

II. Valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis de oferta e demanda, podendo também ser denominado de valor de mercado.

III. Valor de propriedade, que reflete o custo substitutivo de um bem.

IV. Valor de restrição, que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas.

É verdadeiro o que se afirma em: 

  • A I, II, III e IV
  • B II
  • C I e IV
  • D II e III

Participação cidadã, melhoria do gerenciamento interno do Estado e integração com parceiros e fornecedores são pressupostos que fundamentam as ações do programa de governo eletrônico.

  • Certo
  • Errado