Questões de Cartas Patrimoniais (Arquitetura)

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As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 167.02, Vitruvius, nov. 2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:

  • A inaugurou, em 1931, uma série de documentos que começariam a ser produzidos a partir da segunda metade do século XX, que ficariam conhecidos como Cartas Patrimoniais.
  • B surgiu a partir de debates entre teóricos de chamado “Restauro Crítico”.
  • C contempla definições atualizadas e mais inclusivas que a Carta de Atenas acerca da restauração e conservação de monumentos históricos.
  • D sobre Restauração, a Carta de Veneza aconselha o uso de técnicas modernas e tradicionais, desde que elas se mostrem adequadas, e ressalva também que ela deve ser executada de forma a respeitar a contribuição de todas as épocas, sem buscar uma unidade estilística.

Pela circular nº 117, de 6 de abril de 1972, o Ministério da Instrução Pública da Itália divulgou um documento sobre critérios de restauração, que ficou conhecido como Carta de Restauração ou Carta do Restauro. Apesar de não possuir força de lei, esse documento serviu, e ainda serve, de referência para tomadas de decisão na área.

Com relação às recomendações presentes na Carta de Restauração, é correto afirmar:

  • A Após a higienização das pinturas, deve-se recorrer às análises preliminares para orientar as intervenções de fixação, remoção de repinturas, reentelamento ou recomposição de fragmentos.
  • B Para a madeira infestada por insetos xilófagos, deve-se priorizar o tratamento com gases adequados e evitar que a madeira seja embebida em líquidos, mesmo na ausência de partes pintadas.
  • C A limpeza de pinturas e esculturas deve atingir a película da cor, removendo todas as sujidades que impedem a leitura da unidade potencial da obra.
  • D Recomenda-se a alteração das condições acessórias ou ambientais em que a obra de arte chegou até os nossos tempos, a fim de eliminar os agentes de degradação após o restauro e promover, se necessário, a remoção da obra de seu local originário.

Sobre as cartas patrimoniais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Carta de Burra (1980), após apresentar a definição dos termos utilizados no documento, apresenta recomendações para as ações de conservação, preservação, restauração e reconstrução.

( ) As Normas de Quito (1956), elaboradas pela Conferência Geral da UNESCO, apresentam recomendações internacionais a serem aplicadas para autorização de pesquisas e proteção do patrimônio arqueológico.

( ) No Compromisso de Salvador (1971), assinado por governadores, prefeitos e representantes do MEC e do IPHAN, recomenda-se a criação do Ministério da Cultura e de Secretarias ou Fundações de Cultura no âmbito estadual.

Assinale a sequência correta.

  • A V F V
  • B F V F
  • C V F F
  • D F V V

A Carta de Veneza, de 1964, define a restauração como sendo uma operação que deve ter caráter excepcional. Apresenta princípios fundamentais que devem nortear a restauração de um monumento.

A respeito dos princípios éticos e dos métodos utilizados em restauração e conservação de edificações históricas, assinale a afirmativa correta.

  • A O uso de materiais de alto desenvolvimento tecnológico em contato com os materiais fragilizados é indicado, porque as ações físico-químicas que podem ocorrer servirão para o fortalecimento da estrutura.
  • B Um material só deve ser substituído e/ou acrescentado em uma restauração se houver necessidade técnica, com o objetivo do restabelecimento da unidade ou para viabilizar o uso do imóvel, sem, no entanto, cometer intencionalmente qualquer imitação ou falsificação do original.
  • C Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, sem distinguir-se das partes originais, de forma a reconstruir a parte faltante.
  • D A presença de cupins em uma peça de madeira da estrutura do telhado exige a substituição integral da peça, a fim de proteger as demais peças saudáveis do ataque dos cupins.
  • E O restauro e a conservação de uma edificação de caráter histórico devem atribuir uma utilização social ao prédio, mesmo que isso descaracterize sua simbologia histórica ou testemunho cultural.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue o item que segue.


Definida como área residencial com relativa autonomia e autossuficiência com relação à cidade, a ideia de unidade de vizinhança foi concebida por Lúcio Costa e implantada pela primeira vez no Plano Piloto de Brasília.

  • Certo
  • Errado