Questões de Charlot (Pedagogia)

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Charlot (2013) estabelece comparações entre a pedagogia tradicional e o Construtivismo, defendendo que este último opera uma ruptura fundamental em relação aos métodos tradicionais empregados pelos professores na educação escolar.
Sobre as pedagogias em foco, assinale a afirmação correta.

  • A O exercício prático do Construtivismo consiste em ser dinâmico, moderno e inovador.
  • B A proposta da pedagogia tradicional consiste em dar aulas expositivas para alunos que se mantêm passivos.
  • C Ser construtivista é opor ao modelo tradicional da aula seguida por exercícios de aplicação um modelo em que a atividade vem primeiro.
  • D No Construtivismo, com base nos achados de Vygotsky, o papel do professor é apenas o de acompanhar os alunos em processos construtivistas.
  • E A adoção de práticas construtivistas desfaz a tensão que há no ato de ensinar entre construir saberes e herdar um patrimônio cultural.

Charlot (2002) faz distinções conceituais sobre o fenômeno da violência vivenciado no contexto escolar.

Tendo como referência essas distinções, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos conceitos de violência a suas respectivas características, conforme descrito por Charlot.


COLUNA I

1. Violência na escola

2. Violência à escola

3. Violência da escola


COLUNA II

( ) Está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar – os alunos se entregam às violências que têm em vista a instituição escolar e aqueles que a representam.

( ) É uma violência institucional, simbólica, suportada pelos jovens, que se dá por meio da forma como a instituição e os seus agentes os tratam.

( ) É produzida dentro do espaço escolar, sem estar relacionada à natureza e às atividades da instituição escolar.


Assinale a sequência CORRETA.

  • A 1 2 3
  • B 3 1 2
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3

Para Charlot (2002), os incidentes violentos na instituição escolar se produzem sob um cenário de tensão social e escolar forte.

Tendo como referência as ideias desse autor sobre essa forte tensão, analise as seguintes afirmativas.


I. Para os alunos, destacam-se os golpes, ou extorsão, e os furtos como atos de violência de que foram vítimas.

II. O modo de articulação entre escola e sociedade, a partir dos anos de 1960, tendo a representação da escola como via de “inserção profissional e social”, desfez a ideia da escola como lugar de sentido e de prazer.

III. Algumas das fontes dessa tensão estão diretamente relacionadas ao estado da sociedade e do bairro: se o bairro for “presa” da violência, maior será a possibilidade de a escola ser atingida por ela – embora haja bairros violentos com escolas onde há pouca violência.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas
  • D I, II e III.

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:

  • A A escola brasileira é infinitamente mais acessível, do ponto de vista da organização, do que a francesa.
  • B Um francês não consegue, imediatamente, entender como acontece o financiamento educacional no Brasil.
  • C Professores brasileiros e franceses compartilham aspectos comuns quanto ao fato de, nos diferentes países, já estar em vigor um saláriobase em âmbito nacional.
  • D Tanto os professores franceses quanto os brasileiros participam de um sistema de avaliação de seu trabalho anualmente, mediante o qual recebem ou não aumentos em seus salários.
  • E Os franceses precisam aprender com o modo de organização da escola brasileira que é muito mais democrático.

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

  • A o investimento educacional deva ser no sentido de fazer desaparecer a agressividade e, como conseqüência, a agressão e o conflito.
  • B se deve promover a agressividade e canalizá-la para o esporte, a arte e as diversas formas de concorrência, antes que se torne agressão, violência.
  • C casos de violência são para a polícia; transgressões e incivilidades é que são questões que as escolas devem enfrentar, com aconselhamento.
  • D a violência dos alunos é sempre resposta ao peso da violência institucional e simbólica que tende a esmagar os alunos que, em defesa, reagem violentamente.
  • E a escola inscreve-se na ordem da linguagem e da troca simbólica; cabe-lhe regular a agressividade e o conflito pela palavra; não conseguindo, a violência será provável.