Questões de Cibercultura (Jornalismo)

Limpar Busca

Analise as afirmativas abaixo sobre a influência da tecnologia, das redes sociais no jornalismo digital.
1. A tecnologia trouxe novas formas de narrativas. Os veículos tradicionais tiveram de se adaptar a essas mudanças. As possibilidades de fundir vários meios de comunicação (hipermídias) tornou-se realidade.
2. As tecnologias aproximaram a audiência: houve uma ampliação cada vez maior da participação do público na construção da notícia, seja por meio de vídeos, seja por áudio.
3. A interatividade, com colaboração dos espectadores na construção do material jornalístico, trouxe também preocupação com a ética no jornalismo, haja vista que muitas pessoas, sem formação profissional, passaram a produzir informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Leia o texto abaixo:
“Parecia ser uma quinta-feira como outra qualquer. Milhares de pessoas seguiam para o trabalho ou para a escola, recheando os vagões do metrô e os conhecidos ônibus vermelhos de dois andares. Em menos de uma hora, quatro explosões atingiram um ônibus e três trens do metrô no centro de Londres, matando 52 pessoas e ferindo outras 700. A agitada manhã de 7 de julho de 2005 entrou para a história como um triste ato terrorista, mas foi também um marco na linha do tempo da mídia britânica. Segundo o jornalista Torin Douglas, foi um ponto de virada no uso de conteúdo não profissional no noticiário. Para o especialista, o 7/7 ‘democratizou’ a mídia. Não foi um exagero. Os atentados provocaram muitas vítimas e uma enxurrada nas redações de material produzido por amadores. Num único dia, a BBC, por exemplo, recebeu 22 mil mensagens de textos e e-mails com relatos e informações, mais de 300 fotos e diversos vídeos feitos com câmeras fotográficas comuns e telefones celulares. Pela primeira vez, a cúpula diretiva da criteriosa e tradicional BBC considerou aqueles vídeos amadores mais jornalisticamente relevantes que o material profissional. O Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) recebeu um outro tratamento.”
Comunicação e Sociedade, vol. 25, 2014, pp. 267 – 277 - Preocupações éticas no jornalismo feito por não jornalistas Rogério Christofoletti.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto acima e com seus conhecimentos.
1. As tecnologias trouxeram a aproximação da audiência, o que pode ser bem empregado na construção do material jornalístico, mas isso gera preocupações com a ética da profissão.
2. A aproximação da audiência na construção da notícia deve ser evitada a todo custo, porque põe em risco a credibilidade dos veículos de comunicação.
3. A participação cada vez maior do público na construção da informação no jornalismo exige maior apuração por parte dos veículos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a alternativa que indica corretamente características do webjornalismo.

  • A Os consumidores de notícia são ativos, já que interagem com o veículo.
  • B Jornalismo de massa: um único veículo atende a todos os públicos.
  • C Produção do material jornalístico é concentrada no ambiente físico: a redação.
  • D A notícia obedece à classificação de editorias, em quantidade limitada e consagradas há bastante tempo.
  • E O material jornalístico é produzido pensando no público local.
“(...) refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam.” Essa frase de JENKINS (2009) se refere a um fenômeno contemporâneo da comunicação. Sobe ele, assinale a alternativa correta.
  • A Gonzojornalismo
  • B Glocalização
  • C Inteligência coletiva
  • D Convergência das mídias

Entende-se por ____________ a plataforma tecnológica que sustenta as mídias sociais, incluindo blogs, wikis, sites de compartilhamento de fotos e vídeos, listas de favoritos e redes sociais. Dessa forma, empresas, governos e pessoas estão conectados através de uma ________________, em que se cria valor e se gera conteúdos em escala global. É um contexto que enfatiza a troca de informações, reforça a participação e a colaboração dos usuários, no qual as organizações e suas estratégias de comunicação devem se voltar para o ____________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A jornalismo online – cultura virtual – marketing digital
  • B web 2.0 – economia de rede – diálogo com seus públicos
  • C jornalismo online – economia da internet – aumento de vendas
  • D web 2.0 – estratégia de marketing – uso de links patrocinados
  • E web 1.0 – comunidade virtual – compartilhamento de fotos