Questões de Ciclo PDCA (Administração Geral)

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Com referência a gestão da qualidade, julgue o próximo item. 


No ciclo PDCA, a etapa check compreende a comparação do realizado com o previsto, a identificação de oportunidades de melhoria e a avaliação da metodologia de trabalho adotada.

  • Certo
  • Errado
Considerando que o PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um método interativo de gestão utilizado para o controle e a melhoria contínua de processos e produtos, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A As atividades de gestão de processos buscam, também, o estabelecimento de objetivos e metas, se tornando desnecessário o uso de indicadores.
  • B Aspecto importante da abordagem de processo é a percepção da visão do cliente. O cliente (no caso da administração pública, o cidadão) não enxerga uma atividade do processo, mas enxerga o produto ou serviço gerado pelo processo, que é o que atende efetivamente sua necessidade.
  • C Uma boa gestão de processos afeta positivamente todos os setores de uma organização, uma vez que busca a contínua melhoria das atividades, o atendimento efetivo das expectativas e necessidades dos clientes, facilita a administração do trabalho por parte dos gestores e possibilita a gestão do conhecimento.
  • D Para uma organização ser eficaz e eficiente, ela tem que identificar e gerenciar inúmeras atividades interligadas. Uma atividade que usa recursos e que é gerenciada de forma a possibilitar transformação de entradas em saídas é considerada um processo. Regra geral, a saída de um processo é a entrada para o processo seguinte.
As imagens a seguir apresentam ferramentas de simplificação de rotinas de trabalho:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Podemos afirmar que as imagens correspondem, respectivamente, a:
  • A 1. Ciclo PDCA 2. Uso de fluxogramas 3. Manualização.
  • B 1. Diagrama de Pareto 2. Árvore de decisões 3. Modelo Kanban.
  • C 1. Matriz SWOT 2. Diagrama de Ishikawa 3. Método de arquivamento.
  • D 1. Guia “d” Simplificação Administrativa – GesPública 2. Matriz GUT 3. Programa 5S.
  • E 1. Método PODC 2. Uso de organogramas 3. Utilização de normas e procedimentos.
A melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade é uma exigência da norma NBRISO 9001. Através da inovação de seus processos, a organização pode estabelecer alguns saltos de melhoria contínua e atingir patamares mais elevados em menor espaço de tempo. Essas melhorias constituem um ciclo desenvolvido por Walter Shewhart em 1920 e aplicado por W. E. Deming, denominado de ciclo PDCA (Plan - Planejamento, Do - Fazer ou Executar, Check - Verificação e Act - Ação), muito usado nas organizações públicas e privadas para melhorar o desempenho dos processos. Para atingir a melhoria com a aplicação do ciclo do PDCA, algumas ferramentas de qualidade podem ser usadas. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ferramenta Diagrama de Pareto.
  • A Análise e comunicação de relações de causa e efeito, facilitando a resolução de problemas e identificação das causas
  • B Classificação e priorização das oportunidades de melhorias
  • C Comunicação visual sobre o comportamento da distribuição do processo indicando para onde os esforços devem ser direcionados
  • D Comparação dos indicadores de desempenho do processo analisado com os líderes reconhecidos
  • E Descrição de um processo existente ou projeto de um novo processo

A utilização do controle estatístico da qualidade permitiu que processos produtivos que anteriormente se baseavam na inspeção de cada peça, passassem a realizar análises de pequenas amostras e das respectivas variabilidades, assegurando uma expressiva redução na carga de trabalho.
Assinale a opção que apresenta uma ferramenta do controle estatístico da qualidade com essa finalidade

  • A Kaizen.
  • B 6S.
  • C Fluxograma.
  • D Carta de controle.
  • E Ciclo PDCA.