Questões de Ciclo Vital /Teoria das Três Idades (Arquivologia)

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Em relação à teoria das três idades, analise as afirmativas a seguir.
I. Os arquivos correntes são de gestão com elevado potencial de uso. II. Os documentos semiativos formam o acervo dos arquivos permanentes. III. Os arquivos intermediários são formados por documentos semicorrentes. IV. A teoria das três idades é a sistematização do ciclo vital dos documentos.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.

O arquivo permanente é aquele que

  • A guarda a documentação mais atual e frequentemente consultada.
  • B inclui documentos do arquivo corrente que deixaram de ser usados com frequência.
  • C deve ser mantido em local de fácil acesso para facilitar a consulta.
  • D é considerado como um arquivo de movimento.
  • E contém documentos que perderam o valor administrativo, porém são providos de valor secundário ou histórico-cultural.

A teoria das três idades é um dos principais aspectos basilares sobre a compreensão do percurso em que todo documento de arquivo percorrerá, e tem uma relação intrínseca com a gestão documental, seja no âmbito da legislação federal brasileira, seja no campo científico e acadêmico. Com base nessa teoria, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a teoria das três idades, os documentos de arquivo são considerados conforme sua frequência de uso, seja no âmbito dos arquivos correntes, intermediários ou permanentes.
2. O período de semiatividade ou arquivos permanentes, de acordo com a perspectiva de Rousseau e Couture (1998), é definido como o período em que os arquivos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras.
3. O ciclo de vida dos documentos tem relação direta com a teoria das três idades, já que os valores primários e secundários são essenciais à compreensão no âmbito dos arquivos.
4. Os arquivos intermediários, tal como observa a Lei nº 8.159/1991, são compreendidos como os documentos de arquivos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
5. O período de atividade ou os arquivos correntes, tal como observa Rousseau e Couture (1998), corresponde ao momento durante o qual os documentos são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 01.
  • B 05.
  • C 09.
  • D 10.
  • E 15.

Acerca da gestão da informação e de documentos, julgue o item subsecutivo


O ano é a unidade de medida de tempo no arquivo intermediário constante da tabela de temporalidade.

  • Certo
  • Errado

É o conjunto ordenado de papéis que documentam e comprovam o registro dos fatos relativos à vida escolar dos alunos e da instituição de ensino.
Fonte: Organização e Funcionamento da Secretaria. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.
Os arquivos podem ter uma determinada organização, dentre elas, marque a alternativa que a expressa corretamente: I e II.

  • A I.Arquivo vivo ou descrito como de movimento ou dinâmico que contém todos os documentos dos alunos matriculados no ano em curso, bem como, os que dizem respeito ao estabelecimento de ensino. II.Arquivo permanente ou também descrito como estático ou morto que contém as pastas dos alunos transferidos ou concludentes.
  • B I.Arquivo da instituição onde comporta todos os documentos e legislações referentes à estrutura de onde a instituição está definida. II.Arquivo dos alunos e professores, onde constam os alunos e professores que já passaram e os atuais da instituição.
  • C I.Arquivo morto ou estático que contém todos os documentos dos alunos matriculados no ano em curso, bem como, os que dizem respeito ao estabelecimento de ensino. II.Arquivo vivo ou interino que contém as pastas dos alunos transferidos ou concludentes.
  • D I.Arquivo antigo onde estão armazenados todos os dados dos alunos que já passaram pela escola desde que a mesma tenha sido fundada. II.Arquivo atual onde consta os alunos transferidos, concludentes e todos os presentes na atualidade da escola.