Questões de Ciências (Ciências)

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A atmosfera terrestre é composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e gases nobres (maior concentração de argônio). Com concentrações menores de 1% encontram-se outros gases como o dióxido de carbono, ozônio, entre outros. A poluição troposférica é um fenômeno antrópico predominante nas áreas urbanas e industriais que altera a concentração de algum poluente em uma área menor - como no caso de lançamento de materiais particulados ou óxidos de enxofre ou nitrogênio ou de forma global, tal como o dióxido de carbono.
Sobre a poluição troposférica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Material particulado é uma mistura de sólidos de diâmetro reduzido. As menores de 2,5 micrômetros podem atingir porções mais inferiores do trato respiratório
  • B O SO2 pode ser oxidado e transformado em H2SO4, um dos precursores da chuva ácida. Podem ser carregados para regiões distantes de onde foram emitidos, aumentando a área de atuação deste composto
  • C Compostos orgânicos voláteis (COVs) são diversos compostos orgânicos emitidos pela queima em processos industriais e em motores automotivos, entre outros. Geralmente são oxidados rapidamente na atmosfera
  • D O NO2 é formado nos motores dos automóveis, a temperatura de combustão nos automóveis propicia a reação do nitrogênio e oxigênio atmosférico, formando o NO2 e este leva à formação do ozônio troposférico
  • E Os clorofluorcarbonos são responsáveis pela depleção de ozônio e consequente formação dos buracos na camada de ozônio troposférica
A camada de ozônio (O3) é uma região localizada na estratosfera, e sua máxima concentração localiza-se aproximadamente na altitude de 20 km na atmosfera terrestre. Sobre o ozônio, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O O3 é o responsável pela absorção, e consequentemente, total filtração dos raios UV que incide no topo da atmosfera terrestre.
( ) Em condições onde não há processos catalíticos, a formação e destruição de moléculas de O3 é um processo contínuo ocorrido entre as regiões da estratosfera e as regiões atmosféricas superiores.
( ) A depleção da camada de ozônio ocorre principalmente pelos hidrocarbonetos aromáticos produzidos por processos industriais e por gases refrigerantes usados em antigos processos de refrigeração.
( ) O O3 superficial é consequência do uso intensivo de combustíveis fósseis nos meios de transporte urbano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - V
  • C F - V - F - V
  • D F - V - F - F
  • E F - F - V - V

Quais os métodos mais utilizados para a extração de água intersticial de uma amostra de solo?

  • A Centrifugação e fracionamento.
  • B Centrifugação e sucção.
  • C Sedimentação e cocção.
  • D Fracionamento e sucção.
  • E Sedimentação e fracionamento.

O grupo das plantas apresenta grande diversidade, desde exemplares pequenos, que podem ser melhor vistos com uso de uma lupa, até exemplares grandes, como as árvores. Pensando nisso, o professor planejou uma aula de campo com uso de lupa e pediu para os alunos observarem e desenharem as pequenas plantas que encontrassem no jardim da escola. Um dos desenhos, feito a partir de um exemplar encontrado num vaso de orquídea, pode ser observado na imagem a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: http://segundocientista.blogspot.com/2016/. Acesso em: 18 out. 2022 (adaptado).


O professor realizou uma discussão em sala utilizando todos os desenhos feitos pelos alunos. A turma chegou à conclusão de que o desenho da imagem se trata de uma

  • A angiosperma, pois apresenta um fruto no ápice.
  • B briófita, pois apresenta esporófito com esporos.
  • C pteridófita, pois é a folha de uma samambaia com seus esporos.
  • D gimnosperma, pois é a estrutura reprodutiva da orquídea.

Em uma aula prática, o professor de biologia colocou três amostras em diferentes microscópios para a observação dos alunos, após uma aula sobre células. No primeiro microscópio, com uma amostra proveniente de uma lagoa, um aluno descreveu que viu as células se mexendo muito rápido, como se tivessem pequenos fios de cabelos ao redor dela impulsionando o movimento. No segundo microscópio, outro aluno destacou a presença de uma estrutura redonda e verde no interior da célula. No terceiro microscópio, outro aluno relatou que viu apenas uma estrutura no interior da célula, que ele denominou de núcleo.


Após as observações, os alunos chegaram à conclusão que o professor expôs três diferentes materiais no microscópio, sendo eles: 

  • A 1 – bactéria, 2 – alga e 3 – cianobactéria.
  • B 1 – alga, 2 – levedura e 3 – bactéria.
  • C 1 – protozoário, 2 – corte de uma folha e 3 – célula da mucosa humana.
  • D 1 – levedura, 2 – corte da batata e 3 – epiderme de folha.