Questões de Ciências Auxiliares (Biblioteconomia)

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“Em fins do século XIX, os problemas bibliográficos começaram a ficar complexos para os pesquisadores que não encontravam nas bibliotecas meios aperfeiçoados de acesso a documentos cada vez mais variados. […] Havia necessidade de uma nova tecnologia, de um novo conjunto de técnicas para organizar, analisar os documentos, descrevê-los, resumi-los […]. Adota técnicas não convencionais de organização e análise, não apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento.”

A citação se refere ao surgimento da:

  • A Biblioteconomia.
  • B Documentação.
  • C Arquivologia.
  • D Ciência da Informação.
  • E Bibliografia.

A gestão de documentos é um processo essencial ao bom desempenho de uma empresa e um reflexo de sua organização interna. A existência de grandes volumes de informação potencializa a perda de documentos, aumenta a dificuldade para se acessar rapidamente a informação e sua localização física e dificulta o controle dos fluxos de informação. A respeito da gestão documental, assinale a alternativa correta.

  • A Um programa de gestão de documentos permite simplificar os procedimentos e a análise do fluxo documental, trazendo agilidade no acesso às informações e na tomada de decisões e facilitando a aplicação de um programa de gestão do conhecimento, pois as informações importantes serão organizadas e preservadas.
  • B A implementação de um sistema de gestão de documentos e workflow é um fator decisivo para o negócio, na medida em que permite à empresa gerir toda a informação não estruturada (documentos), tendo por base seu organograma e as funções comissionadas.
  • C A normalização de todos os tipos de documentos da empresa e os métodos de classificação e de entidades devem ser padronizados pelo profissional que atua diretamente com a alta gestão, considerando-se o sigilo e o acesso limitado.
  • D A documentação é a reunião ou a coleção dos documentos impressos e cartográficos da empresa, devidamente conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.
  • E A relação entre a documentação e a ciência da informação é apontada por Araújo, visto que elas apresentam em comum a preocupação de criar a memória da humanidade, independentemente dos formatos e suportes em que seja registrada pelo homem.

Na década de 1960, analistas e bibliotecários buscavam um nome para a nova disciplina emergente, que evoluía e se ocupava, por exemplo, da estrutura, propriedades e comportamento da informação científica. Na época, o nome proposto por bibliotecários soviéticos foi

  • A Ciência da Comunicação.
  • B Ciência da Informação.
  • C Documentação.
  • D Documentalística.
  • E Informática.

Considerando os documentos arquivísticos como instrumentos e subprodutos das atividades institucionais e / ou pessoais, constituindo fontes primordiais de informação e provas relativas a essas atividades, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, no que diz respeito às características gerais dos registros documentais arquivísticos.


COLUNA I

1. Unicidade

2. Naturalidade

3. Organicidade

4. Autenticidade


COLUNA II

( ) Os documentos estão ligados por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos. Eles estabelecem relações no decorrer do andamento das transações para as quais foram criados, e os registros arquivísticos são um conjunto indivisível de relações.

( ) Exemplares de um registro podem existir em um ou mais grupos de documentos, mas cada exemplar é único em seu lugar, assim, cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual esse registro pertence.

( ) Característica ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função ou à execução de alguma atividade.

( ) Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados nas administrações. Em função dos seus objetivos práticos, eles se acumulam de maneira contínua e progressiva.


Assinale a sequência correta.

  • A 3 1 4 2
  • B 2 4 1 3
  • C 4 1 2 3
  • D 3 4 1 2

De acordo com a definição existente na legislação brasileira sobre gestão de documentos, a fase arquivística que está fora do âmbito da gestão de documentos é a fase

  • A corrente.
  • B permanente.
  • C intermediária.
  • D semiativa.
  • E de gestão.