Questões de Ciências Auxiliares (Diplomática, Paleografia) (Arquivologia)

Limpar Busca

De acordo com Duranti (2015), a Diplomática define a forma como sendo o conjunto das regras de representação utilizadas para enviar uma mensagem. E é a partir dessa perspectiva que a forma se revela e perpetua a função a que serve, possuindo elementos intrínsecos e extrínsecos, característicos aos documentos. Considerando esses elementos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Elemento intrínseco. 2. Elemento extrínseco.
Coluna 2 ( ) Linguagem. ( ) Escatocolo. ( ) Protocolo. ( ) Suporte. ( ) Selos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 1 – 1 – 2 – 1.
  • B 2 – 1 – 1 – 2 – 2.
  • C 2 – 2 – 2 – 1 – 2.
  • D 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • E 1 – 2 – 1 – 2 – 1.

Acerca da gestão de documentos no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A gestão de documentos é compreendida, a partir da Lei nº 8.159/1991, como sendo parte do dever do Poder Público, bem como a proteção especial a documentos de arquivos como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico. ( ) De acordo com Duranti (1989), a gestão de documentos e a diplomática estão intrinsecamente ligados, pois ambas contribuem para a criação de regras capazes de regerem a gênese documental. ( ) A classificação e a avaliação não são funções que permeiam o processo de gestão documental, como observa-se na definição estabelecida pela Lei nº 8.159/1991. ( ) O controle do ciclo de vida dos documentos é um dos principais objetivos da gestão de documentos, compreendendo um conjunto de operações técnicas que são desenvolvidas desde a produção até a destinação dos documentos de arquivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V.
  • B F – F – F – F.
  • C F – V – F – V.
  • D V – F – V – V.
  • E V – V – V – F.

No que se refere à diplomática, analise as assertivas abaixo:
I. O surgimento da diplomática se deu no início do século XV como uma técnica utilizada para analisar a autenticidade dos registros emitidos por autoridades soberanas, tendo como principal propósito verificar a autenticidade de documentos. II. A associação entre a diplomática e a arquivologia contribuiu para a compreensão sobre o processo de criação dos documentos contemporâneos. III. A diplomática, com o tempo e contemporaneidade das relações de produção documental, amplia seu escopo de estudo para os tipos documentais, deixando de ser diplomática e passando a ser compreendida como a tipologia documental.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

No que se refere à tipologia documental, assinale a alternativa correta.

  • A Uma tipologia documental é compreendida como sendo a união entre o gênero e a espécie documental.
  • B Enquanto a tipologia diplomática estuda a relação dos documentos com as atividades institucionais, a tipologia documental estuda a autenticidade do documento quanto à sua estrutura e à finalidade do ato jurídico.
  • C A aplicação da tipologia documental, tal como afirma Bellotto (2014), pode ser útil em vários segmentos da arquivologia, tal como o arranjo, a descrição, o serviço de usuários e a avaliação.
  • D É por meio da análise tipológica que o usuário também pode atribuir graus de sigilo aos documentos de arquivo (reservado, secreto e ultrassecreto).
  • E Com o advento das novas tecnologias, é papel dos técnicos e analistas de TI propor a normalização dos documentos de arquivo, com a criação de tipologias documentais nas organizações.

De forma breve podemos dizer que os documentos oficiais são aqueles que vem de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais e entre outros. Além disso, também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais. Dentre os tipos de documentos oficiais encontram-se os listados abaixo, exceto:

  • A Certidão
  • B Contrato
  • C Regimento
  • D Paráfrase