Questões de Cinema (Comunicação Social)

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Conforme Comparato (2009), as seis etapas que levam à construção de um roteiro final são:

  • A ideia - conflito - escrita - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • B ideia - esboço - storyline - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • C ideia - esboço - storyline - escrita - pausa - reflexão.
  • D ideia - conflito - personagens - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • E ideia - esboço - storyline - escrita dramática - pausa dramática - reflexão dramática.

Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em sua Resolução nº 222, encontra-se

  • A direcionar a produção nacional de audiovisuais para mercados emergentes e que proponham linguagens inovadoras em detrimento das já estabelecidas.
  • B estimular a inserção de profissionais, sistemas de produção internacionais, que valorizem aspectos universais, no setor audiovisual brasileiro
  • C restringir a inserção internacional do setor audiovisual brasileiro.
  • D promover a regionalização do fomento ao setor audiovisual brasileiro.
  • E garantir a equalização da situação orçamentária e financeira do FSA, apoiando apenas os projetos cujo retorno financeiro seja garantido.

A Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - CONDECINE possui três modalidades de remessa: Condecine Título, Condecine Remessa e Condecine Teles.
A primeira

  • A é cobrada e fiscalizada pela Receita Federal e estabelece um valor único de para as obras não publicitárias de curta, média ou longa duração, sendo ou não seriadas, sendo esse valor será acrescido em 50%, caso as obras sejam de cunho publicitário.
  • B é cobrada e fiscalizada pela Receita Federal e corresponde a 7% dos valores enviados ao exterior relativos aos rendimentos referentes a exploração de obras cinematográficas e videofonográficas.
  • C é cobrada e fiscalizada pela Ancine e isenta as programadoras que optarem por aplicar o valor correspondente a 3% do que deveria ser enviado ao exterior em projetos de produção de conteúdo audiovisual independente.
  • D é cobrada anualmente e fiscalizada pela Receita Federal e é devida pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas a distribuir conteúdos audiovisuais através de serviços de telecomunicações
  • E é cobrada e fiscalizada pela Ancine, incide sobre a exploração comercial de obras audiovisuais em diversos segmentos de mercado, sendo devida a cada cinco anos para as obras não publicitárias e a cada 12 meses para as publicitárias.

“Oito horas da noite. O vento sopra, vindo do lago, e faz uma chuvinha miúda bater nas janelas da avenida das Figueiras, na parte residencial de Lausanne, Suíça. Também afugenta o cortejo habitual de turistas que vêm do mundo inteiro ver a casa do escritor vivo mais popular do planeta, Georges Simenon. Na rua deserta, de vez em quando um carro passa e risca o asfalto molhado com linhas de luzes. Ilumina com seus faróis, o portão de ferro trabalhado, a pequena alameda gramada, a fachada da casinha cor-de-rosa onde mora o velho senhor, ainda emocionado com a festa dos seus 80 anos, no última dia 13.”
O texto jornalístico acima apresenta uma abertura:

  • A Cinematográfica.
  • B Fotográfica.
  • C Prosódica.
  • D Sensacionalista.
  • E Topográfica.

No início do cinema, para fazer o papel da claquete, uma pessoa segurava uma placa com as informações da cena em frente à câmera, enquanto uma segunda pessoa batia uma vara de encontro a outra. A junção das duas funções num único dispositivo fez com que somente uma pessoa fosse necessária para essa função. Primeiro foram usadas as lousas, depois acrílico, e mais recentemente, as chamadas smart slates, claquetes com visor de LED. Muito usada em produções televisivas a claquete serve para

  • A identificação dos planos e takes realizados durante a gravação, e serve também para ajudar na sincronização entre imagem e som.
  • B indicar para o ator ou apresentador que cena será gravada.
  • C realizar teste de som e de vídeo e garantir que está tudo certo para a gravação.
  • D dar o comando de início da gravação.
  • E a sincronização de áudio e vídeo, facilitando a edição.