Questões de Classificação de Documentos (Arquivologia)

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A respeito da gestão de documentos, julgue o item subsequente. 


A classificação de um documento de arquivo é feita a partir da função que esse documento tem. 

  • Certo
  • Errado

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.  


O método de classificação utilizado nos arquivos, diferentemente daquele usado nas bibliotecas, é específico para cada instituição.

  • Certo
  • Errado
Sobre a classificação de documentos de arquivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As classes devem ser estabelecidas com base no assunto dos documentos. ( ) Os documentos devem ser ultraclassificados até as minúcias das atividades.
( ) O objetivo da classificação é determinar o tempo para a destinação final do documento. ( ) Na elaboração de um sistema de classificação funcional, as classes são formadas a priori. ( ) As classes são fixadas à medida que os documentos são criados na execução de uma função.
A sequência está correta em
  • A V, V, V, F, F.
  • B V, F, V, F, V.
  • C F, V, F, F, F.
  • D F, F, F, V, V.
  • E F, F, V, V, F.
O gênero documental é descrito como
  • A o estágio preparatório de transição dos documentos.
  • B o material sobre o qual as informações são registradas.
  • C a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que o gerou.
  • D a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
  • E a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação do conteúdo.

Miguel e Helena são os novos arquivistas da ALMG. Na última sexta-feira, eles foram participar de uma ação de cooperação técnica interinstitucional em uma Câmara Municipal no interior de Minas Gerais e encontraram uma massa documental acumulada na seguinte situação:

- Falta espaço físico para a guarda dos documentos devido ao grande volume documental. A guarda dos documentos é feita, de forma amontada, no almoxarifado e na garagem do prédio.

- A transferência dos documentos para o local se dá, principalmente, por questões relacionadas com o espaço físico nos setores de origem e com o encerramento do ano em que os documentos foram produzidos ou recebidos.

- Não existe distinção entre os documentos arquivísticos provenientes da Câmara e os arquivos pessoais de 3 ex-presidentes da instituição, já falecidos, doados pelos familiares.

- Não existe distinção entre os documentos de guarda eventual, temporária e permanente.

- Não existe padronização na organização, porque os servidores não aprenderam a utilizar o instrumento. Quando organizados, os documentos estão por assuntos, por espécies documentais, por gênero ou por ato de recebimento ou expedição.


Considerando o texto acima e a terminologia arquivística, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) É preciso aplicar o princípio da proveniência, separando os documentos provenientes da Câmara Municipal e os arquivos pessoais de cada expresidente.


( ) A Câmara Municipal tem 4 fundos, a saber: os documentos arquivísticos da Câmara Municipal compreendem um fundo fechado e os arquivos pessoais dos ex-presidentes compreendem 3 fundos abertos.


( ) É melhor manter os documentos organizados por assuntos, gêneros, espécies e ato de recebimento ou expedição e providenciar a microfilmagem, pois é preciso manter o respeito aos fundos e promover uma política de acesso.


( ) É preciso ensinar sobre a teoria das três idades para os servidores da Câmara Municipal, elaborar uma tabela de temporalidade e destinação de documentos para a instituição e diretrizes para a eliminação, a transferência e o recolhimento dos documentos


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A F V F V.
  • B V F F V.
  • C V F V V.
  • D V V V V.