Questões de Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral (Administração Geral)

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Relacione os fatores que interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, indicados na primeira coluna, com os elementos limitadores, decorrentes desses fatores, indicados na segunda.
I. Problemas estruturais II. Cultura organizacional III. Estilos gerenciais
( ) a falta de espaços apropriados para a acomodação de acervos documentais; ( ) a falta de informação e de comunicação da atividade de liderança; ( ) a falta de coesão entre os funcionários, com níveis adequados de autoridade e responsabilidade; ( ) a falta de ambientes propícios à leitura e à pesquisa.
A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A I – II – II – III;
  • B I – III – II – I;
  • C II – I – III – II;
  • D II – III – III – I;
  • E III – I – I – II.

O conjunto de elementos que significa o modo de vida, sistema de crenças, expectativas e valores compartilhados e ainda, a forma de interação e de relacionamentos típicos de uma empresa se refere a:

  • A clima organizacional.
  • B cultura organizacional.
  • C mudança organizacional.
  • D liderança organizacional.
  • E desenvolvimento organizacional.
A cultura organizacional é como a empresa lida com as questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta direta e indiretamente os resultados da organização. Uma das boas práticas para conhecer a cultura organizacional é a seguinte:
  • A Informar-se sobre como a empresa investe em seus recursos materiais.
  • B Conhecer as políticas de recursos humanos da organização.
  • C Entender que a empresa não se preocupa com seus colaboradores.
  • D A empresa busca apenas a excelência sem observar os meios de alcançá-los.
  • E Os colaboradores são apenas “recursos” utilizados no processo produtivo.
As organizações são “seres” vivos e estão eventualmente promovendo mudanças organizacionais. Muitas vezes, para se ajustar ao mercado, ou mesmo, para adaptar-se ao avanço da sociedade. Através delas, os gerentes estimulam, apoiam e alcançam a inovação das pessoas. Existem três fases para a promoção da mudança organizacional. São elas: Descongelamento, mudança e recongelamento. A fase da mudança é uma tarefa do gerente, cabendo-lhe
  • A incentivar a criatividade e inovação.
  • B identificar novos comportamentos.
  • C promover boas relações com as pessoas.
  • D minimizar resistências.
  • E o uso de recompensas de desempenho positivo.

Cultura organizacional são os hábitos, crenças, valores, tradições e interações típicos de cada organização, definindo o que é recomendável dentro de uma instituição e aquilo que é entendido como inadequado. Representa, portanto, a maneira tradicional e costumeira de pensar e realizar as atividades e que são compartilhadas pelos membros da organização. Diante dessa premissa, Antônio Carlos iniciou suas atividades em uma instituição financeira, de modo que no evento de integração lhe foram apresentados os principais símbolos, alguns heróis e os lemas adotados pela instituição. No que tange aos níveis da cultura organizacional, os elementos que Antônio Carlos conheceu no evento de integração representam:  

  • A Os valores compartilhados.
  • B As pressuposições básicas.
  • C Os artefatos.
  • D O clima organizacional.
  • E Os valores intrínsecos.