Questões de Clima e Cultura Organizacional na Psicologia (Psicologia)

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“(...) uma cultura organizacional emerge quando os participantes passam a compartilhar conhecimentos e pressupostos de como descobrir ou desenvolver modos de lidar com questões de adaptação externa e de integração interna.” (ZANELLI; BORGES-ANDRADE; BASTOS, 2014).
Analise as afirmativas relacionadas ao tema Cultura Organizacional e marque a opção CORRETA na ordem de cima para baixo:
I. As subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são inconsistentes com os valores dominantes na organização.
II. Quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhadas com a cultura hegemônica ou dominante da organização, produz-se uma dinâmica cultural antagônica denominada contracultura.
III. Compreender a cultura exige decodificar as razões encobertas dos comportamentos individuais e coletivos.
IV. As divergências teóricas em torno da definição de cultura e a dificuldade de investigação dos valores que regem as organizações determinaram a inviabilidade de estudos científicos sobre o tema.

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

Pesquisas sobre clima organizacional surgiram do estudo seminal de Elton Mayo em 1927 sobre a fábrica Wester Electric Company, situada no bairro Hawthorne, Chicago. Em suas conclusões, o “experimento Hawthorne” constatou a existência de estreito vínculo entre a configuração objetiva das empresas e a subjetividade do trabalho, explicitando que:

  • A a influência comportamental pelos ambientes sociais é contingente
  • B as estruturas físicas e sociais do ambiente laborativo podem mudar o comportamento dos trabalhadores
  • C o desenvolvimento tecnológico é desejado pelos empregados, não obstante o risco do desemprego
  • D as configurações de infraestrutura são mais importantes do que a valorização do salário enquanto estímulo à eficiência produtiva 

Dados estatísticos mostram uma maior letalidade de jovens negros no Brasil.

“Dados apresentados desde o primeiro Mapa da Violência no Brasil, de 1998, mostram a mesma realidade dos dias de hoje: o massacre dos jovens negros da periferia... Para o país como um todo, enquanto o número de homicídios de jovens brancos ‘cai 33%, o de jovens negros cresce 23,4%, ampliando ainda mais a brecha histórica pré-existente.’” (WAISELFISZ, 2012 apud GUERRA).


Dentre as premissas para explicar o fenômeno da letalidade juvenil, na perspectiva de análise de sua dimensão subjetiva, apontadas por Guerra (2015), é incorreto afirmar:

  • A O jovem busca afirmar o valor da vida verdadeira com suas condutas de risco; a de que visa a recobrir politicamente sua presença na cidade.
  • B Os jovens respondem aos hiatos transgeracionais fazendo de seu sintoma um sintoma social. Assim, em sua experiência de corpo, são atravessados pela busca de sua própria verdade, que se revelaria num modo de saber viver.
  • C Os jovens marcam sua presença na cena da cidade baseada no tripé revolta-vingança-morte, em uma relação de traição, suspeita e descrença na lei jurídica e no Outro social, e assim cumprem uma espécie de destino social marcado pelo que eles cunharam como os três “Cs”: cadeia, caixão ou cadeira de rodas.
  • D O jovem marca sua presença social com a afirmação de sua autoestima por meio do trabalho, ainda que com baixa remuneração, implicando-se em suas escolhas de vida e se responsabilizando pelos seus atos.

Considerando os três diferentes níveis que identificam a cultura organizacional, proposto por Schein (1990), o projeto de um escritório aberto é um exemplo do nível

  • A segurança institucional.
  • B valores da organização.
  • C pressupostos subjacentes.
  • D artefatos observáveis.
  • E pressupostos adjacentes.

A Trilha de Processos apresenta as competências

  • A específicas que indicam os conhecimentos, atitudes e experiências que devem ser promovidos por todos os colaboradores quando estiverem diante de novos desafios e trazem suas bagagens com conhecimentos preexistentes que podem ser colocados em prática imediatamente.
  • B essenciais que se referem aos processos de trabalho e táticos. Essas competências interferem diretamente no desenvolvimento de trilhas de aprendizagem que têm como objetivo o treinamento operacional para que as atividades mecânicas sejam realizadas com eficiência e eficácia.
  • C técnicas que se referem aos processos de trabalho e táticos. Essas competências interferem diretamente no desenvolvimento de trilhas de aprendizagem que têm como objetivo o treinamento operacional para que as atividades mecânicas sejam realizadas com eficiência e eficácia.
  • D marginais que indicam os conhecimentos, atitudes e experiências que devem ser promovidos por todos os colaboradores quando estiverem diante de novos desafios e trazem suas bagagens com conhecimentos preexistentes que podem ser colocados em prática imediatamente.
  • E intermediárias que se referem aos processos organizacionais e gerenciais. As competências intermediárias permitem o alinhamento das diversas atividades de cada empresa, a participação das pessoas na organização do ambiente e na administração dos aspectos técnicos, sociais e econômicos implicados para este alinhamento, bem como a utilização de forma adequada e segura dos recursos colocados à disposição.