Questões de Código de Ética de Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedado ao RP:
(1) Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
(2) Divulgar informações negativas sobre concorrentes da organização que representa.
(3) Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.
(4) Admitir práticas que possam levar a corromper ou a comprometer a integridade dos canais de comunicação ou o exercício da profissão.
(5) Denunciar pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas.
Estão CORRETAS as afirmativas;

  • A 1-3-4.
  • B 2-3-4.
  • C 2-4-5.
  • D 3-4-5.

Considere que um profissional de relações públicas atua junto à Câmara Municipal do interior para influenciar questões que sejam do interesse de seu cliente, mas ele não praticou crime, nem mesmo feriu os preceitos éticos de relações públicas. Tal atividade é denominada

  • A public affairs.
  • B comunicação dirigida.
  • C goodwill. 
  • D lobby. 
  • E divulgação.

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta.

  • A Um dos princípios fundamentais da profissão é o compromisso do profissional em empenhar-se na criação de estruturas e canais de comunicação de modo a favorecer que a organização ou cliente controle as informações que circulam a seu respeito.
  • B Na ocorrência de ações judiciais que envolvam direta ou indiretamente as atividades de relações públicas, exige-se a quebra de sigilo profissional.
  • C É permitido ao profissional de Relações Públicas o exercício de Lobby, desde que se atenha às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.
  • D É vedada a disseminação de informações falsas ou enganosas sobre a organização para a qual atua se isso não for autorizado pelo cliente.
  • E O princípio de solidariedade profissional tem precedência em situações de erro, contravenção penal ou infração ao Código de Ética praticado por outro colega.

Em uma situação hipotética, uma corporação que produz medicamentos solicita ao seu profissional de Relações Públicas (RP) que organize uma campanha junto ao setor de medicina, para divulgar os efeitos preventivos de um kit de seus produtos que evitaria os efeitos letais de uma doença muito contagiosa. Por descuido do setor de desenvolvimento da empresa, chega ao seu conhecimento um relatório confidencial indicando vários artigos científicos que comprovam que a combinação de componentes do referido kit não surtem o efeito alardeado pela empresa. Pensando no Código de Ética Profissional de Relações Públicas, identifique as afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Como o material que chegou às mãos do profissional de RP tem caráter confidencial e não é de sua competência, a lealdade ao cliente o obriga a desconsiderar essa informação e executar a campanha mesmo assim. A responsabilidade pela informação é da empresa e não do RP. II. É obrigação ética do profissional de RP quebrar imediatamente o sigilo sobre este fato, mesmo antes da campanha ser executada, e encaminhar aos veículos de imprensa as informações contidas no relatório. III. O profissional de RP deve se negar a coordenar a campanha, pois é vedado a ele disseminar informações falsas ou enganosas. IV. Se, ao expor seu conhecimento sobre a ineficiência do kit, a corporação concordar em cancelar a realização da campanha, o RP não poderá divulgar o relatório, pois faz parte do seu código de ética o sigilo profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

  • A I - F; II - F; III - V; IV - F.
  • B I - F; II - F; III - F; IV - V.
  • C I - F; II - F; III - V; IV - V.
  • D I - V; II - F; III - V; IV - V.