Questões de Código de Ética do IBGE (Legislação Federal)

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O Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trata dos deveres fundamentais do servidor do IBGE. Sobre o assunto, leia a disposição abaixo do capítulo I, seção II:
“XIV - São deveres fundamentais do servidor do IBGE: a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular; b) exercer suas atribuições com ______, ______ e ______, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;(...)” Código de Ética Profissional do Servidor Público do IBGE, Cap.I, Seção II.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A rapidez / perfeição / rendimento
  • B probidade / disciplina / desorganização
  • C respeito / deslealdade / reciprocidade
  • D eficácia / improbidade / eficiência
  • E sigilo / lealdade / respeito

Considerando-se o disposto no Código de Ética do IBGE, é permitido ao servidor

  • A alegar divergência religiosa para se negar a atender um usuário.
  • B retardar prestação de contas a seu cargo em caso de ordem expressa de superior hierárquico.
  • C deixar de se atualizar quanto a instruções de serviço se não houver capacitação oficial do órgão para tal.
  • D abster-se de exercer as prerrogativas funcionais a ele atribuídas se contrárias aos interesses legítimos de usuário.
  • E exercer suas funções com finalidade estranha ao interesse público se as formalidades legais estiverem sendo observadas.

A Comissão de Ética do IBGE pode aplicar a servidor público a pena de

  • A censura.
  • B demissão.
  • C suspensão.
  • D advertência.
  • E cassação.

Considere as seguintes situações hipotéticas.
I Determinado agente de pesquisa por telefone, sem autorização para tanto, comentou com um jornalista o resultado de uma pesquisa ainda não divulgada pelo IBGE, do que resultou a publicação de uma extensa matéria jornalística sobre o assunto. II Tendo testemunhado seu superior hierárquico utilizar veículo do IBGE para tratar de assuntos pessoais, determinado agente de pesquisa por telefone representou contra ele à autoridade competente. III Determinado agente de pesquisa por telefone tomou emprestado da repartição onde trabalha, sem conhecimento ou autorização da chefia, impressora para imprimir, durante o mês de dezembro, os trabalhos escolares finais de seu filho e, em seguida, a devolveu intacta.
É correto afirmar que o agente de pesquisa por telefone agiu em conformidade com o disposto no Código de Ética do IBGE

  • A apenas na situação I.
  • B apenas na situação II.
  • C apenas nas situações I e III.
  • D apenas nas situações II e III.
  • E nas situações I, II e III.

Considere que um agente de pesquisa por telefone se dê conta, durante um teleatendimento, de que a pessoa com quem ele está falando é um amigo seu muito próximo. Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Código de Ética do IBGE, o agente de pesquisa

  • A deve encerrar imediatamente a pesquisa.
  • B deve continuar a pesquisa e informar o fato a seu superior.
  • C pode continuar a pesquisa, devendo tratar o amigo com urbanidade e atenção.
  • D pode continuar a pesquisa, devendo aproveitar para usar uma linguagem pessoal que facilite a condução do trabalho.
  • E deve passar o atendimento ao colega mais próximo.