Questões de Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (Jornalismo)

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Acerca do jornalismo institucional, julgue o item.

O press kit permite que os jornalistas conheçam mais bem determinada organização ou determinado profissional liberal, bem como suas contribuições para seus segmentos de atuação. 

  • Certo
  • Errado
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, bem como o seu Art. 6º, são considerados deveres do jornalista, EXCETO:
  • A Resguardar o sigilo da fonte.
  • B Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
  • C Não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha.
  • D Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.

Analise as afirmativas abaixo sobre o assessor de imprensa.
1. O objetivo do assessor de imprensa é passar imagem positiva do assessorado, por isso pode prescindir de buscar informações ou dados, já que seu trabalho está mais voltado à publicidade do que ao jornalismo.
2. O assessor de imprensa pode, inclusive, ser um auxiliar do jornalismo convencional, na medida que pode municiar com informações o trabalho das redações e, até mesmo, aproximar fontes dos profissionais de imprensa.
3. O assessor de imprensa tem por objeto central transmitir ideia positiva acerca do assessorado, no entanto isso também estará estreitamente vinculado aos limites da ética e das convicções pessoais do assessor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as afirmativas abaixo sobre a construção dos valores do Jornalismo (deontologia) e com a busca de credibilidade junto à audiência.
Estão em consonância com os valores e com a ética do Jornalismo:
1. A utilização cada vez maior de trabalhadores que não pertencem ao campo profissional do jornalismo.
2. A divisão entre opinião e informação, a fim de mostrar ao público maior isenção.
3. A apuração da informação e o desenvolvimento de técnicas, como as de entrevista jornalística.
4. A divisão entre redação e departamento comercial – ponto fundamental para gerar a credibilidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Analise as afirmativas abaixo sobre a influência da tecnologia, das redes sociais no jornalismo digital.
1. A tecnologia trouxe novas formas de narrativas. Os veículos tradicionais tiveram de se adaptar a essas mudanças. As possibilidades de fundir vários meios de comunicação (hipermídias) tornou-se realidade.
2. As tecnologias aproximaram a audiência: houve uma ampliação cada vez maior da participação do público na construção da notícia, seja por meio de vídeos, seja por áudio.
3. A interatividade, com colaboração dos espectadores na construção do material jornalístico, trouxe também preocupação com a ética no jornalismo, haja vista que muitas pessoas, sem formação profissional, passaram a produzir informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.