Questões de Coesão e coerência (Português)

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Todos os segmentos textuais abaixo apresentam um fragmento descritivo que foi anteriormente "preparado" por outro segmento; a opção em que essa preparação está ausente, é:
  • A Olhou para a foto do avô na parede e se deu conta de que tinha o nariz adunco idêntico ao dele;
  • B Aproximou-se da janela e conseguiu ver as árvores frutíferas que se espalham por todo o terreno;
  • C Puxou o binóculo e conseguiu acompanhar a corrida dos cavalos que estava do outro lado da pista;
  • D Sentou-se no penúltimo banco do ônibus e começou a conversar com a mulher que estava ao lado;
  • E Curioso, colocou o olho no buracoda fechadura e pôde ver o interior elegante do quarto.

John Ruskin, crítico de arte britânico, declarou o seguinte:


"Nós devemos ser lembrados na história como mais cruel, e, portanto, a menos sábia, geração de homens que jamais agitou a Terra: a mais cruel em proporção à sua sensibilidade, a menos sábia em proporção à sua ciência. Nenhum povo, entendendo a dor, tanto a infligiu; nenhum povo, entendendo os fatos, tampouco agiu com base neles". (adaptado)


Sobre os componentes desse segmento textual, é correto afirmar que:

  • A o termo "nós", no início do texto, compreende o autor e o leitor do texto;
  • B o termo "sábia" deveria ser substituído por "bondosa" para tornar o texto mais coerente;
  • C a forma verbal "infligiu" deveria ser substituída pela forma "infringiu";
  • D o termo "tampouco" deveria ser corretamente modificado para "tão pouco";
  • E o termo "neles", ao final do texto, se refere coesivamente a "povos", que engloba os povos citados.
Observe a seguinte frase: "Se você vai viajar para a Itália, não esqueça de visitar o Coliseu"; para que essas frase tenha sentido, sua coerência está ligada ao seguinte fator:
  • A conhecimento do vocabulário empregado;
  • B conhecimento partilhado entre emissor e receptor;
  • C inferências possíveis da frase;
  • D intertextualidade com outro texto famoso;
  • E ausência de polissemia ou ambiguidade.
Em todas as frases abaixo há termos que estabelecem relações de coesão com termos anteriores; a frase que estabelece essa coesão com um termo que pertence a uma classe gramatical diferente das demais, é:
  • A O deputado e o senhor viajaram juntos, mas os dois voltaram após três dias;
  • B Adquiriu vários livros; o primeiro, um romance policial;
  • C O ônibus aproximou-se, mas o veículo não parou;
  • D Fiz cinco redações, mas meu primo fez o dobro;
  • E Trouxe vinte bananas e milha filha comeu um terço.

Os dois-pontos estabelecem coesão entre partes de uma frase, introduzindo diferentes ideias. Os dois-pontos introduzem ideia de modo em:

  • A Então eu vim pra casa com aquela frase voltando sempre na minha cabeça: ele morreu que nem todo mundo um dia morre. (p. 25)
  • B E quanto mais eu achava, mais o meu amarelo também ia ficando com cara de síndico, e mais eu ia me sentindo feito o barco: todo rodeado de cor-de-saudade. (p. 34)
  • C eu estava sentado bem atrás, mas deu pra ver que a mão era mesmo dele: estava suja de tinta e segurando um pincel (p. 41)
  • D Gozado: o meu Amigo também pensava assim de pé, com jeito de quem está só olhando pra rua. (p. 76)