Questões de Componentes Curriculares (Pedagogia)

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“O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”. (BRASIL, 2009, p. 1). Diante dessa premissa, marque V para verdadeiro e F para falso: 
( ) Brincadeiras e interações acontecem diariamente entre as crianças e representam o direito à infância, a viver e crescer em um ambiente lúdico e prazeroso que lhes proporcione segurança e confiança. ( ) Contudo, isso não quer dizer que esses momentos dispensem a necessidade de intencionalidade e planejamento do trabalho pedagógico, pois os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento se tornam mais complexos ou diferentes em cada faixa etária, considerando as singularidades. ( ) Além dos eixos: interações e a brincadeira, a BNCC, compreendendo a criança como um ser integral, com necessidade de direitos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento. ( ) A estruturação dos currículos prevista na BNCC com uma organização em campos de experiência reafirma as DCNEIs, em especial o seu artigo 9º.
A sequência correta de cima para baixo é:
  • A V, F, F, F.
  • B V, F, V, V.
  • C V, V, V, F.
  • D F, V, V, V.
  • E F, F, V, V.

De acordo com Linhares e Silva (2020), avalie as afirmações sobre os tipos de currículos e seus conceitos.
I - O currículo oculto está ligado com os conteúdos e metodologias aplicados nas instituições de ensino para apoio de ensino dos alunos, além da listagem de competências do professor enquanto profissional.
II - No modelo curricular tradicional, as práticas pedagógicas existentes são baseadas na transmissão de conhecimentos, sendo o professor a figura do emissor, e o aluno o receptor.
III - O currículo pós-crítico amplia a discussão do tema, ganhando duas vertentes: a liberal/humanista e a crítica; o horizonte de discussão se torna mais amplo, abrigando questões que abordam temas como: gênero, raça e sexualidade.
IV - O conceito de currículo crítico é resumido em apenas uma definição certa, o caminho e habilidades onde o professor é o mentor, mediador do conteúdo.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B III.
  • C IV.
  • D I e IV.
  • E II e III.

De acordo com Vasconcellos (2014), avalie as afirmações sobre currículo e conhecimento.
I - A prática do planejamento dependerá também da concepção de currículo que se tem, tendo em vista as implicações bem concretas em termos de organização do trabalho pedagógico.
II - Todo processo de educação escolar, por ser intencional e sistemático, implica a elaboração e a realização, incluindo aí a avaliação, de um programa de experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala de aula e na escola.
III - O currículo precisa ser pensado como um rol de conteúdos a serem transmitidos para um sujeito passivo, levando-se em conta que o resultado de consolidações das competências seja alcançado.
Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

Planejamento é processo de reflexão, de tomada de decisão [...] enquanto o processo, ele é permanente. (VASCONCELOS, 1995, p. 43.)
Em síntese, o planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e as técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar. Em relação aos diversos tipos e níveis de planejamento, considere aquele em que ocorre o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar, e a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Podemos afirmar que se trata do planejamento: 

  • A Escolar.
  • B De aula.
  • C Curricular.
  • D De ensino.
  • E Educacional.

“Os currículos não são apenas o que é elaborado e prescrito, mas o que é adotado e implementado. Elaborar e implementar novas formas de currículos, baseadas em conhecimento aberto e compartilhado, depende muito do trabalho dos professores. Embora a tecnologia digital ofereça um mundo de possibilidades, as inovações têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas quando são elaboradas para atender às necessidades e características particulares dos estudantes em contextos específicos. Os professores têm um papel importante a desempenhar na personalização da aprendizagem para que seja autêntica e relevante. Eles precisam de liberdade, preparação adequada, recursos instrucionais e suporte para adaptar, construir, elaborar e criar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus estudantes. Os currículos do futuro devem proporcionar aos professores uma ampla margem de autonomia, complementada com fortes apoios, incluindo o que é oferecido pela tecnologia, e o que vem de uma rica colaboração com seus pares e de parcerias com especialistas no assunto, como professores universitários e cientistas.”
Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 81.

De acordo com o texto, no que diz respeito ao currículo, é possível afirmar que o papel do professor

  • A É o daquele que o elabora, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o implementa. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de analisar o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • B É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante com a prática, a partir de um rol de insights cada vez mais amplo, em que as situações pedagógicas formam um conjunto conceitualmente estabelecido. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem, portanto, faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • C É o daquele que o elabora, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o implementa. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante com a reflexão teórica, que subsidia um rol de experiências cada vez mais amplo, que nos permite alcançar um conceito unificador das situações pedagógicas. A capacidade de conceber currículos em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de implementá-lo.
  • D É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de reflexões cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações curriculares idênticas. A capacidade de entender os propósitos do currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.
  • E É o daquele que o implementa, mas precisa ser, necessariamente, também o daquele que o elabora. O saber profissional docente se caracteriza pelo diálogo constante entre teoria e prática, a partir de um rol de experiências cada vez mais amplo, em que jamais encontraremos duas situações pedagógicas idênticas. A capacidade de modular o currículo em diferentes relações concretas de ensino e aprendizagem faz do professor um agente fundamental no processo de concebê-lo.