Questões de Comportamento do Consumidor (Marketing)

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J é economista, com larga experiência no setor financeiro, tendo iniciado sua carreira como caixa em pequeno banco no interior do estado onde nasceu. Dado o seu currículo, foi convidado para exercer atividade de ouvidor em prestigiada instituição financeira. Nos termos da Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, o estatuto da instituição financeira deve conter, dentre outros dados, os critérios de designação e de destituição do ouvidor e o tempo de duração de seu

  • A experimento
  • B estágio
  • C mandato
  • D monitoramento
  • E controle

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem 

  • A apresentar todos os argumentos disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos clientes.
  • B conduzir com segurança os clientes até a gerência para garantir sua privacidade.
  • C desobstruir todos os canais de vendas para agilizar o atendimento em dias movimentados.
  • D indicar o internet banking para aumentar a confiança nos investimentos adquiridos.
  • E reduzir em parte as taxas cobradas para superar a objeção ao valor dos serviços.

Um banco optou por dois tipos de segmentação do seu mercado: o primeiro é embasado nos hábitos, hobbies, atividades ou interesses, valores ou opiniões, personalidade ou atitudes, estilo de vida e status social de seus clientes; (b) o segundo é embasado na sua lealdade, envolvimento, benefícios procurados e facilidade para comprar ou influenciar. 

Constata-se que foram escolhidos, respectivamente, os modelos de segmentação 

  • A tecnológica e etária
  • B qualitativa e tecnológica
  • C demográfica e educacional
  • D psicográfica e comportamental
  • E geográfica e psicográfica

O advento das mídias sociais impactou o atendimento bancário em função do aumento do alcance dos comentários dos clientes a respeito da

  • A necessidade de exposição da marca.
  • B negociação ganha a ganha em rede.
  • C percepção da qualidade dos serviços.
  • D preferência por serviços tangíveis.
  • E referência aos valores pessoais.

A atuação do escriturário em ações de pós-vendas é uma iniciativa importante das estratégias de marketing de relacionamento, desenvolvidas pelos bancos com o objetivo de

  • A alcançar lucratividade no longo prazo por meio de boas relações com os clientes.
  • B construir uma relação confiável, em curto prazo, com clientes e stakeholders.
  • C desenvolver laços econômicos e sociais entre os membros da organização financeira.
  • D discutir os rendimentos dos clientes em bloco, agilizando o atendimento e a lucratividade.
  • E ofertar serviços de alta qualidade, performance e preços elevados na ótica dos clientes.