Questões de Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe (Administração Geral)

Limpar Busca

Uma organização percebeu que seus colaboradores têm enfrentado dificuldades ao lidar com o trabalho em equipe, de modo que sua produtividade está muito aquém do esperado. Para solucionar essa situação, a organização decidiu investir em um programa de treinamento em competências ligadas à colaboração. Parte importante da formulação desse programa é a determinação dos Objetivos Instrucionais.
Uma descrição adequada do Objetivo Instrucional almejado é que, ao fim do programa, os colaboradores deverão:

  • A ter desenvolvido a crença no trabalho coletivo;
  • B ter compreendido a fundo o conceito de sinergia;
  • C se sentir mais confiantes e à vontade na convivência;
  • D ter absorvido a cultura interna da organização;
  • E apresentar melhoria mensurável na produtividade.

Bernardo foi contratado para avaliar um grupo de trabalho que está apresentando problemas no desempenho de suas funções. Cabe a ele descobrir em qual componente do funcionamento grupal está ocorrendo o problema. Ao observar a dinâmica do grupo, ele percebe que há bons vínculos entre as pessoas em todos os níveis da estrutura, além de convergência de ideias e abertura para o diálogo. Apesar disso, os encontros são muito espaçados no tempo, o que gera uma dispersão da equipe e de seus esforços para a consecução dos objetivos comuns.
Trata-se de um problema de:

  • A relacionamento;
  • B motivação;
  • C objetivos;
  • D liderança;
  • E comunicação.

Uma organização vem encarando um problema persistente na execução das tarefas de um dos seus setores. Com o intuito de solucionar esse problema, a administração convoca um grupo de especialistas na área para uma operação de reordenação. Será uma intervenção localizada e transitória cujo objetivo é reestruturar os métodos de trabalho, promover a otimização da produtividade e melhorar os resultados alcançados.
A administração constituiu, assim, um grupo:

  • A de tarefa;
  • B informal;
  • C por afinidade;
  • D semiautônomo;
  • E de comando.

Uma equipe está desenvolvendo a gestão de riscos de um empreendimento de seu departamento, partindo da identificação de potenciais fontes de impacto negativo para o negócio.
Algumas perguntas podem ser feitas para auxiliar na identificação dos riscos, EXCETO a seguinte:

  • A Com que frequência os riscos devem ser monitorados?
  • B Quais pontos fortes da organização o projeto explora?
  • C Qual a probabilidade e o impacto de cada evento adverso identificado?
  • D Que fragilidades e ameaças podem afetar o empreendimento?
  • E Quem deve ser comunicado dos riscos e do controle?
Sobre gestão de projetos, relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, no contexto da gestão pública, uma competência “intrapessoal” é a capacidade de
  • A inspirar confiança na equipe.
  • B comunicação de ideias, instruções e solicitações.
  • C entendimento das diferenças individuais dos membros da equipe.
  • D conviver com a ambiguidade e a tensão que são inerentes ao ambiente de projetos.