Questões de Comportamento Organizacional em gestão de Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Com base nos conceitos propostos no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE, 2020), numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de discriminação aos seus exemplos.

(1) Incivilidade

(2) Políticas ou práticas discriminatórias

(3) Intimidação

(4) Gozação e insultos

(5) Exclusão

( ) Representantes da organização negam oportunidades iguais ou oferecem recompensas desiguais pelo mesmo desempenho.

( ) Determinadas pessoas não recebem oportunidades de carreira, participação em eventos sociais, conversas ou mentoring.

( ) Agressividade, desrespeito, desconsideração das ideias alheias e interrupção da fala dos outros.

( ) Bullying direcionado a membros de grupos específicos.

( ) Piadas ou estereótipos negativos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 

  • A 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
  • B 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • C 1 – 2 – 5 – 4 – 3.
  • D 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • E 4 – 3 – 2 – 5 – 1.
Com base no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE, 2020), assinale a alternativa que NÃO caracteriza e/ou define conflito e seus tipos.
  • A O conflito é um processo que tem início quando alguém percebe que a outra parte afeta ou pode vir a afetar negativamente algo considerado importante.  
  • B A existência de conflito é indesejável para a consecução dos objetivos organizacionais.
  • C O conflito diz respeito ao momento em que a interação se transforma em uma discordância entre as partes envolvidas.
  • D  Estudos indicaram que o conflito de tarefas entre as equipes de alta gestão é positivamente associado ao desempenho.
  • E Pesquisadores descobriram que os conflitos de processo se referem a delegação e a papéis.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando cada uma das cinco funções básicas da comunicação a seus respectivos conceitos e/ou características, de acordo com o livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE, 2020). (1) Gerenciamento (2) Feedback (3) Compartilhamento emocional (4) Persuasão (5) Troca de informações ( ) A comunicação no grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sua satisfação. ( ) Seu exemplo é o do líder que tenta convencer o grupo de trabalho a acreditar no compromisso da organização com a responsabilidade social corporativa. ( ) Essa função estimula as pessoas a se empenharem, a buscarem aperfeiçoamento, e encoraja a troca de informações. ( ) Facilita a tomada de decisão, permitindo acesso aos dados necessários para identificar e avaliar alternativas. ( ) Permite que os empregados respeitem os limites de sua descrição de função e o cumprimento das políticas da empresa. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

  • A 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
  • B 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • C 1 – 2 – 5 – 4 – 3.
  • D 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • E 4 – 3 – 2 – 5 – 1.

_____________ é aquele indivíduo que tem a capacidade de administrar situações novas e de assumir os riscos decorrentes das decisões tomadas na empresa onde trabalha, ou seja, ele é um funcionário da empresa. Estamos falando de:

  • A Consultor de resultados.
  • B Consultor social.
  • C Empreendedor externo.
  • D Empreendedor interno.

Os colaboradores de uma organização, também podem ser avaliados em seu desempenho com foco nas perspectivas sociais. Acerca desta temática, analise as assertivas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas

( ) Podemos considerar as metas de Responsabilidades Sociais e Ambientais na perspectiva de resultado de desempenho de um colaborador.


( ) Uma empresa socialmente responsável pode ser considerada como aquela que incorpora aos seus negócios a relação ética com todos os públicos ao seu redor.


( ) Sob a ótica das perspectivas sociais e relações humanas na organização, a um colaborador é possível ser ético nas relações com o cliente da empresa, enquanto ignora completamente, no dia a dia, as relações com o que chamamos de cliente interno.


( ) O governo pode ser considerado um stakeholder da organização.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A F; V; F; F.
  • B F; V; V; F.
  • C V; F; F; V.
  • D V; V; F; V.