Questões de Comportamento Organizacional em Psicologia (Psicologia)

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A entrevista inicial é considerada um momento crucial no diagnóstico e no tratamento em saúde mental, conforme afirma Dalgalarrondo (2008, cap. 8). Dessa forma, o preparo do profissional e os cuidados necessários na condução do processo são fundamentais.


Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

  • A Deve ser construída uma relação de confiança entre o profissional e o paciente, que facilite a abertura, a comunicação e verificação de sinais e sintomas.
  • B O olhar e toda a comunicação não verbais são importantes para se perceber a carga emocional, o gesto, a postura e demais aspectos do paciente.
  • C As intervenções do profissional devem facilitar o prosseguimento da fala do paciente, e sua postura nesse sentido deve ser de ouvir mais do que falar.
  • D O profissional deve reportar à família do paciente as informações obtidas durante a entrevista, para a construção conjunta de um diagnóstico do caso.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

São considerados transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho, de acordo com a Portaria/MS nº 1.339/1999, exceto:

  • A Alcoolismo crônico relacionado ao trabalho.
  • B Delirium, não sobreposto à demência.
  • C Transtorno de déficit de atenção.
  • D Transtorno orgânico de personalidade.

Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) está relacionada à forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes, usuários e parceiros. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue. 


O gerenciamento da cultura corporativa por meio da atuação dos líderes é uma das estratégias de mudança e desenvolvimento organizacional.

  • Certo
  • Errado

Desenvolvimento organizacional é uma ferramenta atual que

  • A é capaz de transformar ferramentas funcionais em ferramentas operacionais.
  • B considera investimentos no desenvolvimento de pessoal como pouco rentáveis para as organizações, sem influência no atendimento aos consumidores e nas vendas.
  • C pressupõe como altamente qualificado o sujeito de formação profissional inicial, desconsiderando o aprimoramento contínuo.
  • D estimula e apoia o contínuo desenvolvimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas.
  • E promove capacitações esporádicas, com bons resultados quanto ao desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, da organização.

Nos tipos de mudanças organizacionais, incluem-se as mudanças

  • A básicas, atitudinais e tecnológicas.
  • B superficiais, estruturais e definitivas.
  • C estruturais, culturais e tecnológicas.
  • D produtivas, improdutivas e neutras.
  • E culturais, de objetivo e de perspectiva.