Questões de Comportamento, Postura (Secretariado)

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O profissional secretário, que atua em uma instituição pública, sabe que um fator importante para a construção de uma postura ética no ambiente de trabalho é

  • A considerar a sua condição de servidor, exclusivamente, no aspecto profissional de sua vida.
  • B prestar atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente pelo seu cumprimento.
  • C delegar a outras pessoas a execução de trabalhos confidenciais que lhe foram solicitados.
  • D utilizar informações recebidas pelos superiores ou colegas para conseguir vantagens pessoais.
  • E usar de influência obtida no exercício da função para estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada.

Quando a percepção e as expectativas do usuário sobre a prestação de serviços são maiores que a qualidade do atendimento recebido temos a

  • A eficiência.
  • B insatisfação.
  • C confiabilidade.
  • D indiferença.
  • E racionalização.

As relações interpessoais dentro de uma organização não podem ser ignoradas ou minimizadas, uma vez que um ambiente de relacionamento saudável

  • A estimula a competição individual e minimiza as atividades em equipe.
  • B desperta comportamentos que incidem mais nas falhas do que nos acertos.
  • C considera as metas pessoais acima dos objetivos organizacionais.
  • D impacta a qualidade de vida e a produtividade do colaborador.
  • E favorece a parcialidade na intermediação de conflitos.

De acordo com o Manual de Postura de Atendimento, em relação ao ambiente de trabalho, deve-se checar no início do expediente de trabalho os seguintes itens:


I. Manter a mesa ou o posto de trabalho organizados e limpos.

II. Os computadores devem estar desligados para economizar energia.

III. Manter ar-condicionado e ventilação regulados.

IV. Conferir se bebedouros e sanitários estão em ordem.

V. Conferir se todos os colaboradores fizeram suas refeições nos horários determinados.


Quais estão corretos?

  • A Apenas I, II e V.
  • B Apenas I, III e IV.
  • C Apenas III, IV e V.
  • D Apenas I, II, III e IV.
  • E Apenas II, III, IV e V.

De acordo com o Art. 4º do Código de Ética do Profissional de Secretário Executivo, constitui um direito do profissional:

  • A combater o exercício ilegal da profissão
  • B estabelecer um clima de respeito à hierarquia, com liderança e competência
  • C ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades
  • D defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora