No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de
-
A layout responsivo, que adapta as características visuais dos sites aos dispositivos utilizados pelos consumidores.
-
B shopping virtual, formado por sites que reúnem várias lojas virtuais atendendo a diversas necessidades de diferentes consumidores.
-
C cookies, que são pequenos arquivos de computador, que registram a navegação dos usuários em diversos sites da internet.
-
D marketing viral, que viabiliza a divulgação de vários tipos de produtos e serviços, funcionando como o marketing boca a boca nas redes sociais virtuais.
-
E banners, que são elementos gráficos exibidos em uma página web, utilizados para propaganda de diferentes produtos e serviços no comércio eletrônico.