Questões de Composto de Marketing no Planejamento Estratégico (Marketing)

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No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de

  • A layout responsivo, que adapta as características visuais dos sites aos dispositivos utilizados pelos consumidores.
  • B shopping virtual, formado por sites que reúnem várias lojas virtuais atendendo a diversas necessidades de diferentes consumidores.
  • C cookies, que são pequenos arquivos de computador, que registram a navegação dos usuários em diversos sites da internet.
  • D marketing viral, que viabiliza a divulgação de vários tipos de produtos e serviços, funcionando como o marketing boca a boca nas redes sociais virtuais.
  • E banners, que são elementos gráficos exibidos em uma página web, utilizados para propaganda de diferentes produtos e serviços no comércio eletrônico.

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

O mix de serviços é composto por recursos, instrumentos e técnicas controláveis que podem ser utilizados para estabelecer estratégias. Qual tópico desse mix, quando se refere ao segmento de serviços, traduz-se como momento e lugar?

  • A Praça.
  • B Preço.
  • C Promoção.
  • D Processo.
  • E Produto.

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


A logística é uma subdivisão do elemento produto no composto de marketing.

  • Certo
  • Errado

Considerando a importância da força de vendas para os planos de marketing, julgue o próximo item. 
 A venda pessoal é o elemento mais caro do mix de promoção.

  • Certo
  • Errado