Questões de Comunicação de Resultados - Sistema de Controle Interno (Auditoria Governamental)

Limpar Busca

A comunicação é uma das fases da auditoria governamental em que se reportam aos responsáveis pela governança as evidências suficientes para albergar os resultados alcançados pela equipe. Nesse sentido, a equipe encarregada do trabalho do grupo deve comunicar aos responsáveis pela governança do grupo informações referentes

  • A ao erro que envolva a administração do grupo, a administração do componente, empregados que tenham funções relevantes nos controles abrangentes no nível do grupo ou outros em que a fraude tenha resultado em distorção relevante nas demonstrações contábeis do grupo.
  • B a uma visão específica e detalhada da natureza do seu planejamento no trabalho a ser executado pelos auditores de componente sobre as informações contábeis dos componentes significativos.
  • C aos casos em que, na avaliação dos responsáveis pela governança, deu origem a uma preocupação sobre a qualidade do trabalho do auditor.
  • D a quaisquer limitações à auditoria do grupo, por exemplo, quando o acesso da equipe encarregada do trabalho do grupo pode ter sido restringido.
  • E a uma visão específica e detalhada do tipo de trabalho a ser executado sobre as informações contábeis dos componentes.

A forma de comunicação dos resultados comumente utilizada na atividade de auditoria governamental é o relatório, sendo que a equipe de auditoria deve registrar todas as informações e as explicações necessárias à sua completa compreensão. Assim, a forma de relatório de auditoria destinada a garantir seu completo entendimento por qualquer leitor com conhecimento razoável sobre o assunto é denominada de

  • A breve.
  • B progressiva.
  • C detalhada.
  • D longa.

Ao terminar um trabalho de auditoria realizado em um órgão, a equipe deve comunicar os resultados, em reunião, com:

  • A o prefeito
  • B o auditor interno
  • C a diretoria de administração e finanças
  • D a mesma pessoa a quem se apresentou no início do trabalho

Nas auditorias realizadas sobre processo de prestação de contas anual, no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, o documento que consignará qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as falhas identificadas, bem como avaliará a eficiência e a eficácia da gestão, inclusive quanto à economia na utilização dos recursos públicos, submetendo os autos à autoridade ministerial para pronunciamento e posterior remessa ao Tribunal de Contas da União, é denominado de

  • A parecer do dirigente do órgão de controle interno.
  • B papéis de trabalho de auditoria de gestão.
  • C relatório anual de contas do órgão de controle interno.
  • D parecer dos auditores do órgão de controle interno.
  • E registro de constatações de auditoria de gestão.
Entre as Atividades Subsidiárias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal está,
  • A o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União que visa a aferir a sua consistência e a adequação.
  • B o aperfeiçoamento da gestão pública nos aspectos de formulação, planejamento, coordenação, execução e monitoramentodas políticas públicas.
  • C a avaliação da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado que visa à verificação do cumprimento do objeto avençado.
  • D avaliação da execução dos orçamentos da União que visa a comprovar a conformidade da execução com os limites e as destinações estabelecidas na legislação pertinente.
  • E a avaliação das renúncias de receitas que visa a avaliar o resultado da efetiva política de anistia, remissão, subsídio, crédito presumido e concessão de isenção em caráter não geral.