Questões de Comunicação Digital (Relações Públicas)

Limpar Busca

A sustentação da reputação on-line envolve dois aspectos: a proteção da imagem em si e a monitoração constante dos consumidores na internet. Deve-se lembrar sempre que a organização deixa de ter total controle sobre si.
Essa afirmativa se refere a:

  • A Estratégia digital.
  • B Gestão de imagem.
  • C Gestão on-line.
  • D Marketing digital.

Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a internet:
(1) No caso de uma informação reservada e caluniosa vazar na rede, o mais importante, do ponto de vista da reputação, é identificar quem vazou e como vazou.
(2) Documentos vazados geram crises porque a informação preservada pode encerrar segredos importantes que a organização não gostaria de trazer à tona e, assim, desestabilizar pessoas e instituições.
(3) Há uma tendência das fontes, principalmente quando a denúncia procede e não há explicações convincentes, de minimizá-las internamente. Como se abafar pudesse resolver.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A 1 e 2, apenas.
  • B 1 e 3, apenas.
  • C 2 e 3, apenas.
  • D 1, 2 e 3.

Em comunicação on-line, existe um conjunto de estratégias e de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na Web, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores ao gerar tráfego e autoridade digital. Trata-se de estratégias de

  • A SEO (search engine optimization).
  • B SEM (search engine marketing).
  • C CEO (chief executive officer).
  • D SERP (search engine results page).
  • E SSL (secure sockets layer).

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

O conceito de “relações públicas digitais” está atrelado ao/à

  • A tomada de decisões fundamentadas nos influenciadores digitais.
  • B relacionamento das organizações no ambiente digital e mídias sociais.
  • C produção e à cocriação de conteúdos estratégicos no Tik Tok.
  • D planejamento da comunicação para um público específico.
  • E marketing digital e percepção do potencial da web 1.0.