Questões de Comunicação e Governança (Comunicação Social)

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Ao assumir interinamente a Presidência da República, em 2016, Michel Temer, em sua primeira Medida Provisória, a MP 726/16, reduziu de 32 para 23 o número de ministérios, extinguindo inclusive o Ministério das Comunicações.
Suas atribuições foram incorporadas ao antigo Ministério

  • A da Transparência, Fiscalização e Controle.
  • B da Educação e Cultura.
  • C do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
  • D da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • E do Desenvolvimento Social, Telecomunicações e Cidadania.

A Secretaria Especial de Comunicação Social integra a estrutura do Ministério das Comunicações e seu organograma compreende

  • A As empresas Telebras, EBC e Correios.
  • B Os Departamentos de Publicidade e Pesquisa, de Mídia e Patrocínio e de Comunicação Internacional.
  • C As Secretarias de Radiodifusão, de Telecomunicações e de Imprensa.
  • D As Assessorias Especiais de Comunicação Social, de Controle Interno e de Assuntos Internacionais.
  • E As Coordenações Gerais de Serviços de Gabinete, de Cerimonial e de Entidades Vinculadas.

Na comunicação governamental, a formação de público, segundo Paulo Regis Salgado, depende de:
(1) Abundância de informações  (2) Contiguidade espacial            (3) Oportunidade de discussão (4) Procura de atitude comum   (5) Inexistência de controversa
É CORRETO o que se afirma em:

  • A 1-3-4
  • B 1-3-5
  • C 2-3-4
  • D 2-4-5
  • E 3-4-5

A modalidade de comunicação pública que indica o dever das instituições de publicar leis, normas, decretos e divulgá-los, explicá-los e dar as instruções necessárias para a vigência das leis, segundo Haswani, se denomina corretamente:

  • A Comunicação administrativa.
  • B Comunicação de serviço.
  • C Comunicação institucional.
  • D Comunicação normativa.
  • E Comunicação política.

O ramo da comunicação pública que se refere às ações das instituições públicas das esferas municipais, estaduais ou federal, explicitadas ou não em suportes legais que regulamentam os serviços oferecidos por esses agentes, recebe o nome de

  • A comunicação organizacional.
  • B comunicação governamental.
  • C comunicação científica.
  • D comunicação política.
  • E comunicação integrada.