Questões de Comunicação em Marketing (Marketing)

Limpar Busca

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, seja visual, seja escrita. Assinale a alternativa abaixo que indica uma estratégia de comunicação empresarial que pode se tornar uma em ferramenta para o sucesso organizacional.

  • A Tornar assimétricos o marketing institucional e o marketing comercial.
  • B Investir maciçamente em tecnologias emergentes.
  • C Criar uma linguagem eventual e diversificada.
  • D Planejar a comunicação de maneira antagônica e segregada.
  • E Ajustar os programas de marketing social ao contexto sócio político.

No que se refere às técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.  


A conferência é um evento solene de grande porte com um número elevado de participantes, geralmente promovido por entidades de classe, cujo objetivo é a apresentação e o debate de assuntos da atualidade e de interesse específico de determinada categoria profissional. 

  • Certo
  • Errado

Com relação à comunicação com o mercado, julgue o seguinte item. 


A propaganda é uma ferramenta de comunicação do composto de marketing cuja principal característica é a expressividade ampliada, que consiste na repetição da mensagem para o mesmo público com o fim de fixá-la na mente dele. 

  • Certo
  • Errado