Questões de Comunicação em Secretariado (Secretariado)

Limpar Busca

Com relação ao atendimento telefônico, é importante saber ouvir o interlocutor para responder suas dúvidas e demandas de maneira cortês, simples e objetiva, transmitindo, na mensagem repassada,

  • A agilidade, ansiedade e euforia.
  • B sobriedade, fidúcia e soberba.
  • C seriedade, prudência e empáfia.
  • D informalidade, intimidade e complacência.
  • E segurança, compromisso e confiança.
Sobre a escrita de bilhetes, assinale a alternativa correta.
  • A É uma comunicação manuscrita ou impressa devidamente acondicionada e endereçada a uma ou várias pessoas.
  • B É uma mensagem pela qual se formaliza uma convocação ou pede-se o comparecimento de alguém em algum lugar.
  • C Significa a nota ou carta ligeira enviada por um comerciante a outro. Também é utilizado de um Departamento a outro.
  • D Em linguagem comum, é uma carta breve em que se anota algum fato para ser levado ao conhecimento de outra pessoa, mas de modo apressado.

A secretaria escolar possui gêneros textuais peculiares, com configurações e finalidades específicas, servindo, principalmente para estabelecer comunicação entre as pessoas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os gêneros textuais da secretaria escolar.

  • A Requerimento, ata, ficha, certificado, histórico escolar, formulários bancários com diferentes finalidades, contratos financeiros.
  • B Livro didático, textos, diário de classe, ofício, requerimento, imposto de renda de pessoa física.
  • C Certificado, histórico escolar, provas, declaração de imposto de renda, comunicações de aumento de capital.
  • D Histórico escolar, declaração, ofícios, legislação, DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), pedido de restabelecimento do CNPJ.
  • E Ofício, requerimento, ata, ficha, certificado, histórico escolar, declaração, memorando, cadastro de professores.

Sobre os problemas com documentos empresariais mal escritos, Gold aponta seis aspectos de maior impacto. Cinco estão registrados na figura a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O problema do retângulo 1 é:

  • A alto turnover e absenteísmo.
  • B falhas na educação básica do país.
  • C desmotivação para a leitura.
  • D problemas com "quedas" constantes de sistema.
  • E layout impróprio para a comunicação organizacional.