Questões de Comunicação Empresarial nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que sintetiza o conceito de comunicação organizacional.

  • A Analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação fora da organização.
  • B Indica o trabalho de comunicação apenas pelas organizações privadas.
  • C Estuda o fenômeno da comunicação na sociedade e seus públicos.
  • D Compreende o espectro das atividades de comunicação realizadas na interação da organização com a imprensa.
  • E É uma modalidade comunicacional que permeia a atividade das organizações públicas.

No que se refere às técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.  


A newsletter, também conhecida como jornal da empresa, é um instrumento utilizado em relações públicas que consiste em um veículo impresso ou eletrônico de comunicação institucional dirigido ao público interno.  

  • Certo
  • Errado

Analise as seguintes afirmações:


•  Proporcionando as condições basilares para um relacionamento efetivo com os públicos, a comunicação _______ estabelece uma comunicação segmentada, limitada, orientada e frequente com selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

•  A comunicação _________ se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de confluência de fluxos e redes.

•  A comunicação ____________ é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e uma identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.

•  O conjunto de procedimentos destinados à difusão de informações de interesse público que se referem às filosofias, às políticas, às práticas e aos objetivos das organizações em geral é definido como comunicação _____________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.

  • A •organizacional – interna – pública – integrada
  • B integrada – institucional – pública – administrativa
  • C dirigida – administrativa – institucional – institucional
  • D administrativa – integrada – dirigida – institucional
  • E organizacional – mercadológica – integrada – integrada

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as descrições aos respectivos instrumentos de comunicação.


Coluna 1

1. Merchandising.

2. Assessoria de imprensa.

3. Marca corporativa.

4. Jornalismo empresarial.


Coluna 2

( ) Utiliza pressupostos da gestão e comunicação de marca de produto, conformando-os à instituição. Abrange toda a organização, transmitindo expectativas sobre o que a empresa pode oferecer.

( ) Compreende diversos instrumentos de comunicação, que podem ser impressos, eletrônicos e/ou digitais. Servem para a apresentação de informações sobre quaisquer áreas ou programas de interesse da organização e de seus públicos. Objetivam estabelecer uma sincronização de interesses entre a empresa e seus agentes diretos.

( ) São técnicas, ações ou materiais promocionais usados no ponto-de-venda para proporcionar informação e maior visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

( ) Consiste na captação de fatos ocorridos na organização e sua divulgação coordenada, coerente e lógica para a imprensa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 3 – 1 – 4.
  • C 3 – 4 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 4 – 1.
  • E 1 – 2 – 3 – 4.

Em relação a planejamento de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A Uma das finalidades do planejamento em relações públicas é a busca da excelência da comunicação organizacional.
  • B De forma geral, em relações públicas, são desenvolvidos dois tipos de planejamentos: o plano estratégico de comunicação para uma organização (um projeto global); e os planejamentos digitais.
  • C O planejamento de relações públicas inicia com a etapa básica da pesquisa. A etapa da pesquisa envolve: a identificação e conhecimento da situação (o conhecimento da organização como um todo); o levantamento de dados; a correção de desvios em relação ao planejamento em andamento; e o monitoramento e identificação dos públicos.
  • D O diagnóstico, considerado uma das mais importantes atribuições de relações públicas, deve ser desenvolvido no formato de uma lista de dados focada para a descrição adequada da história pregressa da organização.
  • E O planejamento tático se refere às grandes decisões da organização.