Questões de Comunicação Integrada na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca
Na gestão de crise, nem todos os aspectos são unânimes entre os autores e estudiosos do tema. Em partes por ser muito complexo mesmo, em outras, porque cada situação é única e depende de diversos fatores para a decisão de um plano. No entanto, existe uma prática que é unânime quando uma crise é instalada em uma organização. Assinale a alternativa que corresponda a essa prática. 
  • A A adoção de um comitê de crise composto por diversos membros da organização
  • B A adoção de um único porta voz da empresa para falar com a imprensa
  • C A adoção de um único meio de comunicação para esclarecimentos
  • D A adoção do silêncio sobre a pauta até que não se possa mais esperar

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Por isso, as empresas investem em times para realizar a gestão de crise. Sobre a crise e a gestão dela, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder.

( ) A administração de crises se preocupa com fatos simples, que podem assumir dimensões maiores .

( ) A comunicação é responsável pela administração da crise.

( ) Na atualidade, os principais desencadeadores de crises são os repórteres investigativos, sedentos por lacunas para midiatizar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - V - F - F
  • D F - V - V - F

O planejamento é algo muito importante para uma organização, e deve ser realizado periodicamente por todo tipo de organização, independente de seu porte ou ramo de atuação. Sobre o planejamento, analise as afirmativas abaixo.


I. Planejamento estratégico pode ser considerado algo que a organização faz antes da tomada de decisão.

II. O planejamento estratégico é imutável e por isso deve-se analisar muito bem as variáveis antes de fazê-lo.

III. Pesquisas, estudos, questionamentos, construção de diagnósticos e análises de decisões são aspectos importantes no processo de planejamento.

IV. O dinamismo é uma das características de um planejamento estratégico.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

Há muitos motivos que levam uma organização pública ou privada, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles pode-se apontar:


I- O fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II- A defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III- A atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.

IV- A reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V- A administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.


Está correto o que se afirma apenas em:

  • A I, II, IV.
  • B I, III, V
  • C II, III, IV
  • D I, IV, V
Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de Media Training, que tem como principal objetivo:
  • A Preparar os trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.
  • B Orientar os assessorados em suas entrevistas com a imprensa.
  • C Conduzir os dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.
  • D Informar os repórteres sobre questões ligadas ao assessorado.