Questões de Comunicação Integrada nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Qual dos seguintes princípios é INCORRETO para nortear um programa de relações públicas?

  • A Desenvolver apenas ações testadas em programas de relações públicas já realizados anteriormente
  • B Ser parte integrante do plano estratégico de comunicação integrada de relações públicas
  • C Ter como orientação e diretrizes a filosofia e as políticas de comunicação estabelecidas.
  • D Ter presente em todo o processo a relação custo-benefício.

O profissional de relações públicas deve conhecer os diferentes públicos de interesse da organização e, a partir disso,

  • A formular o planejamento estratégico da organização.
  • B gerenciar os recursos humanos e os planos de cargos e salários.
  • C comandar a formulação da missão organizacional voltada a cada stakeholder.
  • D construir uma imagem institucional que encubra pontos negativos da identidade organizacional.
  • E estabelecer o relacionamento da organização com tais públicos, dando-lhes tratamento apropriado e utilizando as mídias adequadas a eles.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.

O conteúdo ocupa o centro da estratégia de comunicação. Mas muitos profissionais erram na escolha do canal. Para evitar isso, convém definir alguns itens antes de um conteúdo ser publicado. Sobre esses itens, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Inbound marketing, SEO, landing pages, automação de marketing.
  • B Branded content, propaganda, social media marketing
  • C Aumento de vendas, redução de custos, fidelização dos clientes.
  • D Relacionamento com os usuários, consolidação da marca, acesso a informações privilegiadas.
  • E Objetivos da comunicação, definição do público-alvo, produção do conteúdo, métricas.