Questões de Comunicação Integrada (Comunicação Social)

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Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa.
No referido setor, é fundamental a colaboração de jornalista para redigir textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos e analisar o que está em circulação na mídia a respeito da empresa, para fins estratégicos.

  • Certo
  • Errado

Entre as diversas ações comunicacionais presentes na gestão administrativa de órgãos públicos, está o “Alô Senado”, que, desde 1997, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal, é um serviço de atendimento ao cidadão que tem possibilitado uma aproximação direta do parlamento com a sociedade.


Tendo como base o exemplo apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.

  • A Praticar o jornalismo ao nível dos veículos, para assegurar aos meios de comunicação informação de boa qualidade, sob o ponto de vista da técnica jornalística e da relevância social. A assessoria de imprensa, tal como é entendida, deve existir somente em instituições públicas.
  • B Ocupar-se exclusivamente dos aspectos em relação à opinião pública.
  • C Abrir canais de comunicação com os públicos; a opinião pública e a sociedade em geral deve ser parte primordial de uma política de comunicação dos sistemas e das assessorias de comunicação dos órgãos públicos.
  • D Limitar-se à esfera da divulgação de informações do governo e da assessoria de imprensa como mecanismo de autopromoção dos governantes e das respectivas ações.
  • E Assessorar parlamentares e políticos.

A comunicação organizacional integrada (COI) surgiu com o objetivo de unir as diversas atividades comunicacionais dentro de uma organização ou empresa. Para Kunsch (1997), a comunicação integrada permite o estabelecimento de uma política global em função de uma maior coerência entre os programas comunicacionais. O modelo proposto pela autora traz benefícios às organizações, tanto em nível de relacionamentos como em rentabilidade que impulsiona o negócio, pois proporciona uma linguagem comum e um comportamento homogêneo, além de evitar as sobreposições de tarefas. Porém, dois princípios básicos são fundamentais para o funcionamento da comunicação organizacional integrada:

  • A A comunicação não precisa ser vista como estratégica, mas precisa estar inserida nos processos de planejamento operacionais das organizações.
  • B O envolvimento total da alta direção e a inserção da comunicação no processo de decisório empresarial.
  • C Em momento algum a comunicação deve estar presente tanto na perspectiva operacional como estratégica do planejamento e gestão organizacionais.
  • D Não requer que os diversos setores trabalhem de forma conjunta, e não necessita estar a comunicação inserida nos objetivos gerais da organização e tampouco listar entre os objetivos específicos de cada setor/área de atuação.

Uma das principais funções do assessor de imprensa (AI) é aproximar profissionais que atuam em meios de comunicação à realidade das organizações/empresas, com notícias e, principalmente, informações de interesse público. É impossível para os meios de comunicação ficarem sabendo de tudo o que ocorre em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um Assessor de Imprensa. Porém, para o Assessor de Imprensa poder estabelecer relações sólidas e confiáveis, com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada, deve fazer uso de meios de ferramentas específicos da área. Assinale os meios e ferramentas que devem ser utilizados pelo AI.

  • A Press-kit, entrevistas coletivas, balanço mensal, correspondências e matérias do site.
  • B Festas de final de ano, entrevistas coletivas, balanço social, plano de marketing e o planejamento estratégico.
  • C Press-release, press-kit, mailing list, entrevistas coletivas, eventos e sociabilidade.
  • D Entrevistas coletivas, eventos e sociabilidade, correspondências, balanço social e press-release.

A informação é essencial para qualquer organização. Sem informação, organização alguma sobrevive e, para tanto, a presença de uma assessoria de comunicação social é o primeiro passo para a organização se posicionar na sociedade, a começar pelos funcionários/servidores. Porém, não basta sustentar uma excelente estrutura de comunicação e esquecer questões básicas, no âmbito interno. São formas e meios fundamentais de comunicação do Assessor de Imprensa para com o público interno:

  • A Manter um jornal mural, um jornal institucional, alimentar diariamente a intranet e outros meios que fortalecem os vínculos do funcionário/servidor com a organização.
  • B Criar uma campanha com o uso de outdoors efrontlight, meios casados com o uso da televisão.
  • C Promover formas de levar a marca da organização em meios de comunicação de massa.
  • D Dar conhecimento aos membros internos da organização, de todos os ofícios emitidos pela gestão da organização.