Questões de Comunicação Interna em Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Jornalismo Institucional.

1. O Jornalismo tradicional e o institucional, apesar de trabalharem em ambientes diversos, têm os mesmos objetivos na construção da informação: buscar o contraditório e preservar o interesse público. 2. A construção da imagem positiva da instituição é função primordial do Jornalismo institucional. A busca do contraditório poderá ocorrer desde que esteja inserida dentro da estratégia da organização. 3. O Jornalismo institucional preocupa-se com o desenvolvimento da marca, fortalecimento da imagem da organização; portanto, não responde aos preceitos éticos da informação. 4. A comunicação institucional se reserva apenas ao público interno.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a comunicação institucional, conceitos e funções.
( ) A comunicação institucional interessa-se apenas pela direção da empresa e pela imagem dessa direção diante do público externo.
( ) A comunicação institucional busca um clima organizacional produtivo junto ao público interno. Logo, não age no público externo.
( ) A comunicação institucional objetiva criar e melhorar a imagem da organização, buscando a interação com o público. Serve também para o alinhamento do público interno.
( ) A comunicação institucional é composta por vários instrumentos de comunicação, entre eles relações públicas, publicidade, marketing. No entanto, a assessoria de imprensa comanda a comunicação.
( ) A comunicação institucional coordena as várias funções dentro da organização ou empresa e visa exclusivamente ao público externo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V • V
  • B V • F • V • V • V
  • C V • F • V • F • V
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • F • F

É muito comum confundir assessoria de imprensa com assessoria de comunicação, mas existem diferenças. Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das questões e, posteriormente, assinale a opção correta:


( ) As duas assessorias estão voltadas para o gerenciamento e o cuidado da imagem dos assessorados – sejam eles um produto, uma pessoa ou empresa.

( ) A assessoria de comunicação tem como foco a divulgação e o monitoramento da empresa ou produto na imprensa.

( ) A assessoria de imprensa atua no desenvolvimento da comunicação entre colaboradores, clientes e mercado.

( ) A produção de press-releases, sugestões de pautas, marcações de entrevistas e inserções na mídia, visando a aproximação da marca com a opinião pública por meio da mídia é responsabilidade de assessoria de comunicação.

( ) A assessoria de comunicação enxerga o negócio em 360 graus, visando ações de marketing internas e externas, além de estratégias de comunicação com os diversos stakeholders com os quais a marca precisa conversar.

( ) No universo digital é possível um profissional atuar como assessor de comunicação e de imprensa na produção de conteúdo para blog, táticas de e-mail marketing, parcerias com influenciadores, monitoramento de mídias sociais, além de ranqueamento do site dos clientes.


Assinale a opção que contempla a sequência correta, de cima para baixo

  • A V, F, V, F, V, F
  • B F, V, V, F, V, V
  • C V, F, F, F, V, V
  • D V, F, F, F, V, F

As mídias sociais representam uma verdadeira revolução na comunicação das organizações com seus públicos. Sobre essas mudanças e seus impactos, analise as assertivas a seguir:
I. Pela maior acessibilidade e amplitude de alcance na oferta de seus produtos e serviços, as empresas acabam aumentando o preço ao cliente.
II. Na era das mídias sociais, o relacionamento com os públicos é muito mais intenso, portanto, transparência e autenticidade reforçam a imagem e a reputação da organização.
III. Dentro e fora das redes sociais, o comportamento dos públicos em relação à organização impacta nos negócios, bem como os funcionários podem atuar como representantes da marca.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Para Faria (2018), a relação entre organização, assessoria de comunicação e mídia é uma construção complexa, desafiadora e, não raro, conflituosa. Sobre esse arranjo, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A organização deve compreender a mídia como o espaço de legitimação e representação do interesse público e cujo elo deverá ser mediado pela assessoria de comunicação.
  • B Uma abordagem estratégica de assessoria de imprensa não deve contemplar somente a mídia tradicional e sim, dialogar com as mídias sociais, influenciadores e demais atores do processo social.
  • C O assessor de imprensa deverá ter acesso facilitado aos dirigentes e ao centro de decisões da organização, o que, muitas vezes, representa uma quebra de hierarquia e torna-se um ponto de tensão; mas, tomar decisões sem levar em conta o olhar da comunicação, poderá ter consequências bem mais nocivas à organização e sua imagem.
  • D A assessoria de comunicação que age com estratégia na relação com os diversos públicos desloca a perspectiva da comunicação sob a ótica do emissor para o receptor, ou seja, não se limita à prática de falar e divulgar e foca em escutar e avaliar a receptividade.
  • E Com o uso das técnicas adequadas, a assessoria de comunicação poderá administrar e até controlar a mídia, que focará na divulgação de pautas positivas sobre a organização, tendo um efeito benéfico para a imagem da instituição junto a seus públicos.