Questões de Comunicação Interna na Comunicação Social (Comunicação Social)

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O processo de comunicação interna apresenta os seguintes elementos: fonte; codificador; canal; mensagem; decodificador; e, receptor. Entretanto, esses elementos não são isolados, pois o fator relacional da comunicação afeta todo o processo entre as pessoas; os departamentos; as unidades; e, as organizações. Além disso, as estruturas cognitivas de cada um oportunizam o entendimento individual diante da mensagem, bastante influenciado pela cultura organizacional. A comunicação interna é operada por meio de quatro fluxos: ascendente; descendente; horizontal; e, transversal. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O descendente está associado com as relações hierárquicas, em que as informações se originam nos altos escalões e são transmitidas por diferentes canais, incluindo murais, e-mails ou boletins de notícias.
II. O fluxo horizontal se caracteriza pelas informações oriundas dos funcionários e dirigidas para os gestores ou as lideranças.
III. O descendente tem propósito informativo e auxilia na tomada de decisão.
IV. O transversal tem o poder de subverter as hierarquias, permitindo a transmissão de mensagens entre as equipes de diferentes setores ou áreas.
V. O horizontal é o que move a organização no seu dia a dia, situando-se em grande medida no campo informal.
Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I, III e IV.
  • B I, IV e V.
  • C II, III e V.
  • D II, III e IV.
  • E I, II, III e V.
Para garantir um fluxo de informação saudável dentro da organização, é fundamental que a comunicação utilize os canais formais e informais. A rede formal é facilmente entendida ao analisar um organograma de uma empresa e as relações hierárquicas que se estabelecem. Considerando que cada elemento do organograma representa uma “cadeia de comando”, simbolizando a pirâmide do canal oficial de transmissão de mensagens, analise as afirmativas a seguir.
I. Comunicação descendente (top-down): é aquela que flui de cima para baixo e que é um espelho da rede formal.
II. Comunicação lateral: estabelece-se entre diversos departamentos e visa à comunicação entre pessoas que ocupam cargos de chefia.
III. Comunicação ascendente: estabelece o feedback e uma comunicação efetiva, uma vez que parte dos funcionários para as chefias.
IV. Comunicação lateral: proporciona informações aos níveis hierárquicos superiores (veicula sugestões, críticas, ansiedades e necessidades).
V. Comunicação em diagonal: traduz-se no fluxo de informação entre funcionários de diferentes departamentos e de diversos graus de hierarquia.
Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I, III e V.
  • B II, IV e V.
  • C II, III e IV.
  • D I, II, IV e V.
  • E I, II, III e IV.
Para que se tenha um sistema comunicacional eficaz, é preciso saber trabalhar o mix de comunicação, de forma que ele atenda às necessidades tanto da organização quanto de cada um dos públicos que vamos comunicar. Para isso, é importante conhecer a fundo cada um desses pontos de contato, para que se consiga construir um planejamento e um sistema de comunicação estruturado e pensado para atingir os objetivos predeterminados. Esse mix de comunicação organizacional pode ser dividido em: comunicação administrativa; comunicação interna; comunicação mercadológica; e, comunicação institucional. Sobre a comunicação administrativa, assinale a afirmativa correta.
  • A É aquele tipo de comunicação que se dirige a um público essencial da organização: os seus colaboradores. É mais ampla e deve ser planejada de forma dirigida.
  • B Compete empreender esforços para a valorização da identidade corporativa, de modo a suscitar nos públicos a percepção de imagens fortes e positivas acerca da organização.
  • C É aquela destinada à divulgação de produtos e serviços de diversos segmentos, objetivando reforçar sua imagem, realizar a venda e, consequentemente, aumentar os lucros de uma organização.
  • D Esse tipo de comunicação conta com ações de merchandising, promoções, propagandas e, ainda, com a exposição estratégica de produtos nos pontos de venda, além da presença digital das marcas.
  • E Apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. É aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional por meio de uma confluência de fluxos e redes.
É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. A cada dia que passa, as organizações estão se conscientizando da importância da aplicação do endomarketing para o seu negócio. Considerando melhorar a qualidade da comunicação interna e, consequentemente, gerar motivação nos funcionários de uma empresa torna-se essencial para o resultado final dos processos administrativos:
I. Endomarketing: direciona as ações de marketing aos funcionários da empresa como se fossem clientes.
II. Endomarketing: parte do conceito de que os funcionários são um primeiro mercado interno para a organização.
III. Comunicação interna: só existirá se existir endomarketing.
IV. Processo de endomarketing: possui o enfoque básico de comunicar e informar.
V. Endomarketing: é parte da sobrevivência das empresas e deve fazer parte de suas estratégias, sendo considerado, inclusive, na organização do sistema produtivo e de venda de produtos e serviços.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I, II e V.
  • B I, III e V.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
  • E III, IV e V.

A comunicação organizacional é um ato complexo, que depende de muitos fatores para que seja executado e seja eficaz para os envolvidos. Sobre a comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As barreiras da comunicação organizacional acontecem, majoritariamente, no âmbito das atividades físicas, por falta de aparelhagem ou tecnologia que possa disseminar a informação.

( ) As pessoas que fazem parte do agrupamento organizacional podem facilitar ou dificultar o processo comunicacional na organização, devido a fatores como preconceito e seus valores.

( ) O excesso de informação presente nas organizações pode dificultar o processo comunicacional.

( ) A credibilidade da fonte também interfere no processo da comunicação organizacional, e pode até se constituir como uma barreira para que a informação seja levada ao receptor .


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C F - V - V - V
  • D V - V - F - F