Questões de Comunicação Organizacional Integrada (Jornalismo)

Limpar Busca

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item.

O press kit permite que os jornalistas conheçam mais bem determinada organização ou determinado profissional liberal, bem como suas contribuições para seus segmentos de atuação. 

  • Certo
  • Errado

A endocomunicação, também chamada de comunicação interna, tem um papel importante dentro das empresas e instituições. Adotando medidas e políticas corretas, pode oferecer os seguintes benefícios: alinhamento da equipe de trabalho, valorização dos colaboradores, aumento da competitividade da instituição, evita rumores e boatos, melhora o ambiente de trabalho e permite a integração de novos colaboradores.
Na prática, isso pode ser feito a partir de:

  • A criação de um manual de procedimentos em termos de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos com prazos curtos; adoção de regras fixas na produção de comunicação voltada para a instituição; estabelecimento de um relacionamento mais formal e adoção de uma linguagem que mantenha o respeito para com as pessoas; valorização de canais tradicionais de comunicação com o propósito de atingir um público mais tradicional.
  • B elaboração de um manual de comunicação com metas e objetivos já predefinidos; estabelecimento de metas de curtíssimo e curto prazo; adoção de uma dinâmica tradicional na comunicação voltada para a instituição; estabelecimento de um relacionamento formal com os públicos e adoção de uma linguagem retórica em relação às pessoas; criação de canais de comunicação analógicos e digitais com o propósito de resolver problemas.
  • C elaboração de um planejamento consistente de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos de curtíssimo, curto, médio e longo prazo; adoção de uma dinâmica na comunicação com os públicos; estabelecimento de um relacionamento mais direto e adoção de uma linguagem mais humanizada e próxima das pessoas; criação de canais de comunicação com o propósito de solucionar problemas.
  • D elaboração de um planejamento de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos sem definição de prazos; adoção de uma dinâmica tradicional na comunicação para a instituição; estabelecimento de um relacionamento mais formal e adoção de uma linguagem que mantenha um certo distanciamento das pessoas; criação de canais de comunicação com o propósito de obter engajamento.

Leia o trecho abaixo, adaptado de Mafei e Cecato (2011):
_______________ é um ____________ que a empresa/instituição executa para interagir com __________ que são essenciais para a sua reputação (imagem), negócio (desempenho financeiro) e _______________. Seu principal objetivo é fazer com que a empresa/instituição seja corretamente percebida pelos seus ___________, os grupos com os quais quer se relacionar. Para que isso aconteça, é preciso um _____________ muito bem estruturado e alinhado com o ________________, o farol que mostra aonde a empresa quer chegar no curto, médio e longo prazos.
Os termos que completam corretamente o texto são, respectivamente:

  • A comunicação corporativa, conjunto de ações, os públicos, sustentabilidade, stakeholders, plano de comunicação e planejamento estratégico.
  • B comunicação corporativa, conjunto de ações, stakeholders, sustentabilidade, os públicos, plano de comunicação e planejamento estratégico.
  • C planejamento estratégico, conjunto de ações, os públicos, sustentabilidade, stakeholders, plano de comunicação e comunicação corporativa.
  • D plano de comunicação, conjunto de ações, os públicos, sustentabilidade, stakeholders, comunicação corporativa e planejamento estratégico.

Sobre o composto da comunicação integrada, relacione a coluna da direita com a da esquerda:

(1) Rede formal e informal (2) Editoração multimídia (3) Feiras e exposições  (4) Intranet

( ) Comunicação Mercadológica ( ) Comunicação Institucional ( ) Comunicação Administrativa  ( ) Comunicação Interna
A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 2-3-4-1.
  • B 4-1-3-2.
  • C 1-2-4-3.
  • D 3-2-1-4.

A classificação de comunicação pública que contempla o pensamento da maioria dos autores, segundo Haswani (2017) estabelece três troncos principais.
A __________________ tem origem privada (nos partidos políticos) e se encontra tanto na sociedade quanto no interior do setor público e não apresenta subáreas.
A___________________ subdivide-se em quatro áreas: comunicação social, comunicação de serviço, comunicação de responsabilidade social e comunicação das instituições quase públicas.
A _________________ se decompõe em duas áreas: a comunicação para a promoção da imagem e a comunicação normativa (esta obrigatória nas constituições dos Estados democráticos de direito porque trata da divulgação das leis).
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

  • A comunicação da instituição pública, comunicação social e comunicação política.
  • B comunicação política, comunicação social e comunicação da instituição pública.
  • C comunicação política, comunicação social fraterna e comunicação da instituição pública.
  • D comunicação política, comunicação social fraterna e comunicação da instituição quase pública.