A endocomunicação, também chamada de comunicação interna, tem um papel importante dentro das empresas e instituições. Adotando medidas e políticas corretas, pode oferecer os seguintes benefícios: alinhamento da equipe de trabalho, valorização dos colaboradores, aumento da competitividade da instituição, evita rumores e boatos, melhora o ambiente de trabalho e permite a integração de novos colaboradores.
Na prática, isso pode ser feito a partir de:
-
A criação de um manual de procedimentos em termos de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos com prazos curtos; adoção de regras fixas na produção de comunicação voltada para a instituição; estabelecimento de um relacionamento mais formal e adoção de uma linguagem que mantenha o respeito para com as pessoas; valorização de canais tradicionais de comunicação com o propósito de atingir um público mais tradicional.
-
B elaboração de um manual de comunicação com metas e objetivos já predefinidos; estabelecimento de metas de curtíssimo e curto prazo; adoção de uma dinâmica tradicional na comunicação voltada para a instituição; estabelecimento de um relacionamento formal com os públicos e adoção de uma linguagem retórica em relação às pessoas; criação de canais de comunicação analógicos e digitais com o propósito de resolver problemas.
-
C elaboração de um planejamento consistente de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos de curtíssimo, curto, médio e longo prazo; adoção de uma dinâmica na comunicação com os públicos; estabelecimento de um relacionamento mais direto e adoção de uma linguagem mais humanizada e próxima das pessoas; criação de canais de comunicação com o propósito de solucionar problemas.
-
D elaboração de um planejamento de comunicação; estabelecimento de metas e objetivos sem definição de prazos; adoção de uma dinâmica tradicional na comunicação para a instituição; estabelecimento de um relacionamento mais formal e adoção de uma linguagem que mantenha um certo distanciamento das pessoas; criação de canais de comunicação com o propósito de obter engajamento.