Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


É indispensável conhecer o funcionamento da mídia para se encontrar oportunidades de promoção da organização.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue, referentes a responsabilidade social corporativa e a comunicação de crise.  


A responsabilidade social corporativa, que faz parte das iniciativas de marketing das organizações, deve ser implementada para a promoção da imagem institucional, a partir de discursos que engajem o público-alvo.

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


Uma organização que disponha de site oficial e redes sociais deve valer-se desses veículos de comunicação eletrônica para divulgar seus vídeos institucionais. 

  • Certo
  • Errado

De acordo com as técnicas de comunicação não violenta, propostas por Marshall B. Rosenberg, a comunicação não violenta é uma linguagem _______________, que desestimula _______________ estáticas. As avaliações devem sempre se basear nas ___________ específicas de cada momento e ____________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A dinâmica – generalizações – observações – contexto
  • B rápida – observações – impressões – cultura organizacional
  • C simples – reações – atitudes – contexto
  • D rápida – reações – observações – cultura organizacional
  • E dinâmica – observações – impressões – cultura organizacional
As empresas, hoje, necessitam de profissionais justamente com características voltadas para o planejamento. A comunicação atualmente deve ser encarada como negócio e estrategicamente. Não deve somente ser vista como operacional. Partindo disso, é evidente que na área de comunicação faz-se necessário o planejamento. Profissionalizar as ações de comunicação só traz benefícios para quem faz e quem recebe o plano. Planejamento é o processo de planejar. O plano é a materialização do processo, ou seja, do planejamento. Sendo assim, o plano é o documento escrito, o processo formatado. Existem vários tipos/classificações de planejamento: marketing; comunicação; vendas; eventos etc, que estão inseridos em três classificações: estratégico; tático; e, operacional. Sobre o planejamento operacional, assinale a afirmativa correta.
  • A São exemplos de planos operacionais: planos de marketing; de produção; financeiros; recursos humanos etc.
  • B É o processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste entre os objetivos de organização e as oportunidades de mercado.
  • C Baseia-se no desenvolvimento de missão da empresa, objetivos de apoio, portfólio de negócios bem-estruturado e estratégias funcionais coordenadas.
  • D Está relacionado à área coberta do plano, obedecendo, obviamente, aos objetivos do plano estratégico, como lançar um novo produto; fazer um reposicionamento de produto; e, contratar e treinar novos vendedores etc.
  • E É um plano de curta duração que tem a função de controlar as rotinas de uma unidade da organização, e os responsáveis estão inseridos abaixo do nível tático, que inclui analistas, supervisores, coordenadores etc., que são responsáveis pela coordenação das rotinas.