Questões de Conceito de Relações Públicas (Relações Públicas)

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______ é uma área que tem de ser vista sob a ótica da interdisciplinaridade e, na prática, se vale simultaneamente do aporte do conjunto delas. E se diferencia do ______ porque ele tem a proposta de colocar ênfase no mercado, no produto, ou no serviço, assim como na satisfação do consumidor.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A Marketing / branding 
  • B Relações públicas / marketing
  • C Relações públicas / branding 
  • D Administração / marketing

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

O objeto formal da atividade profissional de relações públicas é a bipolaridade cooperação/conflito contida no processo de interação que ocorre no sistema organização-públicos, e sua matéria-prima é a informação. Essa descrição se refere a qual abordagem?

  • A Teoria comportamental.
  • B Comunicação dirigida.
  • C Comunicação integrada.
  • D Excelência.
  • E Função política.

De acordo com a Teoria da Excelência em Relações Públicas, é INCORRETO afirmar que:

  • A As organizações podem auxiliar os públicos a atingirem seus objetivos, ao passo que os públicos também podem influir para que as organizações alcancem seus objetivos.
  • B As relações públicas praticadas em função gerencial, em detrimento de outras gerências da organização, são capazes de apoiar as organizações na interação com públicos de interesse. Para isso, atuam na identificação de quais públicos são estratégicos para a organização, ou seja, quais públicos influenciam de forma consequente as decisões da organização.
  • C Organizações que praticam relações públicas excelentes utilizam o modelo assimétrico de duas mãos como ideal normativo. Esse modelo, entre outros aspectos, faz uso da pesquisa para analisar cenários e monitorar o ambiente e se comunica por meio de persuasão para obter o comportamento esperado dos públicos.
  • D As relações públicas raramente terão participação relevante na função estratégica e nem poderão influenciar decisões chave da organização, a não ser que o alto executivo de Relações Públicas faça parte ou tenha acesso à alta direção com maior poder na organização.
  • E O ativismo tende a conduzir as organizações a praticarem relações públicas excelentes. Organizações que enfrentam pressão de ativistas, entre outros aspectos, tendem a contar com culturas e estruturas mais abertas para o seu ambiente.

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.