Questões de Conceitos básicos de programação (Programação)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta a saída do trecho de programa em português estruturado. Considere A=8, B=2, C=4 e D=9.
se (C>=1) .ou. (D<=7) então            X ← (A + C)*(10 / B) senão            X ← (D-1)/2 fim_se escreva X

  • A 3
  • B 4
  • C 45
  • D 60

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo, a respeito de Lógica de Programação.
    Para se evitar que um mesmo trecho de código se repita várias vezes em um mesmo programa e se torne um algoritmo complexo, é possível dividir o código em partes menores, utilizando-se de ____________, o que pode gerar um programa menor e mais fácil de ser alterado futuramente.

  • A matrizes
  • B parâmetros
  • C sub-rotinas
  • D métodos de pesquisa

No contexto da linguagem R, assinale o código que, quando executado, exibe o resultado a seguir.


"manga"     "banana"     "laranja" 

  • A def search_string as function (lista, palavra){      return(list of[grep(palavra, lista)]) } palavras <- ["manga", "banana", "pera", "laranja"] search_string(palavras, "n") 
  • B search_string <- function(lista:list, palavra:string){     return(list of[grep(palavra, lista)]) } palavras <- ["manga", "banana", "pera", "laranja"] search_string(palavras, "n") 
  • C search_string <- function(lista, palavra){  return(lista[grep(palavra, lista)]) } palavras <- ["manga", "banana", "pera", "laranja"] search_string(palavras, "n")
  • D search_string <- function(lista, palavra){  return(lista[grep(palavra, lista)]) } palavras <- c("manga", "banana", "pera", "laranja") search_string(palavras, "n")
  • E def search_string as function(lista, palavra){  return(list of[grep(palavra, lista)]) } palavras <- a("manga", "banana", "pera", "laranja") search_string(palavras, "n")
Na programação orientada a objetos, todo objeto possui três características ou propriedades fundamentais que servem para defini-lo de maneira inequívoca: um estado; um comportamento; e, uma identidade. Um objeto deve ter todas ou algumas das propriedades anteriores. Um objeto sem o estado ou sem o comportamento pode existir, mas um objeto sempre tem uma identidade. Considerando as características de objetos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O estado agrupa os valores de todos os atributos de um objeto, e cada atributo é uma parte da informação que qualifica o objeto continente. Cada atributo pode receber um valor em um domínio de definição.
( ) O estado de um objeto corresponde a uma seleção determinada de valores, partindo de valores possíveis dos diversos atributos. Essencialmente, um atributo é uma propriedade ou característica de uma classe e descreve uma gama de valores que a propriedade poderá conter nos objetos da classe.
( ) O comportamento é o conjunto de capacidades e atitudes de um objeto e que descreve as suas ações e reações. Cada componente de comportamento individual de um objeto denomina-se operação. Uma operação é algo que a classe pode realizar ou o que podemos fazer a uma classe. As operações de um objeto são acionadas (ativadas) como resultado de um estímulo externo representado na forma de uma mensagem enviada a outro objeto.
( ) A identidade é a propriedade que diferencia um objeto de outro similar. Essencialmente, a identidade de um objeto caracteriza sua própria existência. A identidade torna possível distinguir qualquer objeto sem ambiguidade e, independentemente de seu estado, isso permite, dentre outros fatores, a diferenciação de dois objetos que tenham os atributos idênticos.

A sequência está correta em 
  • A F, F, F, F.
  • B F, V, F, V.
  • C F, V, V, F.
  • D V, F, F, V.
  • E V, V, V, V.
A herança, na programação orientada a objetos, é uma forma de reutilização de software em que uma nova classe é criada absorvendo membros de uma classe existente e aprimorada com capacidades novas ou modificadas, introduzindo uma de suas principais capacidades. Em relação à herança, assinale a afirmativa correta.
  • A A classe existente é chamada de subclasse; e a nova classe de superclasse.
  • B Uma de suas desvantagens é que uma subclasse não pode adicionar os seus próprios campos e métodos.
  • C Com a herança, o programador pode economizar tempo durante o desenvolvimento de um programa.
  • D Para evitar inconsistências durante o desenvolvimento de sistemas, jamais um objeto de uma classe pode ser um objeto de outra classe.
  • E As relações de herança não formam estruturas hierárquicas, uma vez que são classificadas como estruturas puramente lineares, ou seja, todas as classes estão sempre no mesmo nível.