Questões de Conceitos Básicos em Arquitetura de Software (Arquitetura de Software)

Limpar Busca

A construção de um software é precedida pelo seu design (projeto). O design de software inclui

  • A arquitetura de software e não inclui projeto detalhado.
  • B arquitetura de software e não inclui projeto de banco de dados.
  • C gerenciamento de projeto e não inclui projeto detalhado.
  • D arquitetura de software e não inclui gerenciamento de projeto.

Na literatura de IHC podem ser encontrados vários conjuntos de princípios, diretrizes e heurísticas que podem ajudar no design da interação humano-computador. Com relação a esses princípios, diretrizes e heurísticas para o design de IHC, é INCORRETO afirmar que

  • A um princípio importante que deve guiar o design da interação diz respeito à modificabilidade dos requisitos, cujos enunciados devem ter uma estrutura e estilo que permitam mudanças de qualquer requisito de forma fácil, completa e consistente.
  • B devemos explorar os mapeamentos naturais, seja entre as variáveis mentais e as físicas, seja entre as tarefas e os controles utilizados para manipular essas variáveis no mundo real e no sistema projetado.
  • C alguns autores destacam a importância de manter o usuário no controle da interação. Entretanto, Tognazzini ressalta a necessidade buscar um equilíbrio, pois quando não há limites ou restrições os usuários podem se sentir perdidos ou angustiados com o excesso de opções.
  • D para ações frequentes e com resultado esperado, o feedback do sistema pode ser sutil, mas para ações infrequentes e com grandes consequências, a resposta deve ser mais substancial.

A norma ISO/IEC 14764:2006 determina que a manutenção de software deve ser classificada em quatro tipos. Um desses tipos é a manutenção perfectiva, que tem como objetivo:

  • A adaptar as características do software a requisitos que sofreram mudanças, sejam novas funções, sejam questões tecnológicas.
  • B corrigir erros ou defeitos do software.
  • C descobrir potenciais erros do software e resolvê-los mais facilmente.
  • D melhorar o desempenho do software, sem necessariamente alterar sua funcionalidade.
O que significa o termo “Hot Swap”?
  • A Troca ou Substituição com o equipamento ligado
  • B Reconhecimento Plug and Play.
  • C Introdução Quente
  • D Troca ou Substituição com o equipamento desligado
  • E Troca ou Substituição com o equipamento em stand by

No que se refere ao ambiente web, o projeto de arquitetura está ligado aos objetivos estabelecidos para uma aplicação web (WebApp), o conteúdo a ser apresentado, os usuários visitantes e a filosofia de navegação estabelecida. Sobre a arquitetura de aplicações para o ambiente web, considere as seguintes assertivas:

I. o projeto de conteúdo da arquitetura focaliza a definição da estrutura global de hipermídia da WebApp

II. o projeto de arquitetura da WebApp concentra-se na maneira pela qual objetos de conteúdo são estruturados para apresentação e navegação

III. estruturas lineares, em malha, hierárquicas e em rede são descrições de infraestruturas na arquitetura da WebApp

Quais assertivas estão corretas no que se refere à arquitetura de WebApps?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.