Questões de Conceitos de Imagem (Jornalismo)

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O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A rejeitar – aos colegas – criações
  • B fazer – ao público– manipulações
  • C aceitar – à empresa – criações
  • D rejeitar – ao público – manipulações
  • E aceitar – aos colegas – divulgações

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens

  • A materiais e imagens não materiais.
  • B bidimensionais e imagens tridimensionais.
  • C representativas e imagens não representativas.
  • D produzidas por meios mecânicos e imagens produzidas por meios humanos.
  • E estáticas e imagens móveis.

A maioria dos pesquisadores concorda que a relação da imagem (do fotojornalismo, da televisão etc) com o real apresenta três valores. Um desses valores corresponde à afirmação de que “a imagem serve de_______ quando representa um conteúdo cujos caracteres não são visualmente refletidos por ela” (Rudolf Arnheim).
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A signo
  • B representação
  • C símbolo
  • D referência
  • E substrato

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.
No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração da notícia, em diferentes plataformas, julgue o item.

No rádio, o público precisa imaginar as pessoas, os lugares e as coisas em uma notícia. Com o recurso de palavras, o jornalista deve criar imagens poderosas e simples, situação em que o uso de adjetivos se faz necessário e simplifica a comunicação.
  • Certo
  • Errado