Questões de Conservação e Manutenção de Rodovias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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As rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes, I e II, de acordo com a análise da sua capacidade. Em relação a essas classes, analise as afirmativas abaixo.
I. As rodovias de Classe I compreendem ligações de maior importância entre cidades e rodovias arteriais principais conectando importantes vias geradoras de tráfego, rotas de trabalho diário e ligações estaduais e federais de grande relevância.
II. Nas rodovias de Classe II os motoristas não esperam trafegar com velocidades elevadas.
III. As rodovias de Classe II geralmente atendem o tráfego de longa distância ou possuem conexões entre vias que servem o tráfego de longa distância. Nessas vias os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente altos.
IV. As rodovias de Classe I não atuam como arteriais principais, compreendendo vias que funcionam como rotas de acesso às rodovias de Classe II ou servem como rodovias turísticas e recreacionais.
V. As rodovias de Classe II geralmente atendem às viagens curtas, inícios e fins de viagens longas.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e II apenas
  • B II e IV apenas
  • C I, II e V apenas
  • D III, IV e V apenas
Em um trecho de uma rodovia, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, aconteceu um atropelamento e a equipe responsável realizou um levantamento do local do sinistro. Nesse levantamento, alguns dados foram obtidos:
O carro envolvido no atropelamento parou exclusivamente pela ação dos freios, ou seja, não houve colisão com qualquer obstáculo. A rampa no trecho do acidente, no sentido do percurso do veículo, é de i = 0,015 (1,5%, subindo). No momento em que o acidente aconteceu o chão estava seco e foi detectada uma marca deixada pelos pneus no asfalto, resultado da aplicação dos freios, que media 12 (doze) metros. O coeficiente de atrito (f) entre os pneus e o pavimento no local foi determinado de forma experimental com um veículo semelhante ao que se envolveu no sinistro e o valor encontrado foi f=0,423. A velocidade com que vinha o veículo no momento quando aplicou os freios é determinada pela seguinte fórmula (Brasil. DNIT - Manual de estudos de tráfego, 2006): 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Onde: Vi = velocidade com que se iniciou a ação máxima dos freios, em km/h Vf = velocidade final, no momento da imobilização do veículo, em km/h D = comprimento do trecho de frenagem a partir das marcas deixadas pelos pneus, em m f = coeficiente de atrito de frenagem i = tangente do ângulo de inclinação longitudinal do trecho de frenagem (valor negativo em descida)
Calcule a velocidade do veículo quando o motorista aplicou os freios e assinale a alternativa correta que apresenta a velocidade aproximada calculada e a situação do motorista quando o sinistro aconteceu.
  • A A velocidade do motorista era de aproximadamente 35 km/h (trinta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • B A velocidade do motorista era de aproximadamente 37 km/h (trinta e seis vírgula cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • C A velocidade do motorista era de aproximadamente 48 km/h (quarenta e cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • D A velocidade do motorista era de aproximadamente 55 km/h (cinquenta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado

A figura abaixo mostra em preto as curvas de nível de um terreno, por meio do qual passará uma estrada, cujas bordas da pista estão indicadas em cinza. As cotas do terreno estão indicadas em metros.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sabendo-se que, neste trecho, a estrada terá cota constante de 120 m, a altura máxima de aterro no movimento de terra dessa estrada, considerando apenas a região localizada entre as suas bordas, será de:

  • A 1m
  • B 2m
  • C 3m
  • D 4m

O pavimento de uma rodovia pode ser dos tipos flexível ou rígido, ambas apresentando vantagens e desvantagens. Em relação à manutenção e reflexão de luz, pode-se dizer que:

  • A o pavimento rígido possui menor necessidade de manutenção e maior reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • B o pavimento rígido possui menor necessidade de manutenção e menor reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • C o pavimento rígido possui maior necessidade de manutenção e maior reflexão da luz do que o pavimento flexível
  • D o pavimento rígido possui maior necessidade de manutenção e menor reflexão da luz do que o pavimento flexível

A figura a seguir mostra uma seção transversal de aterro de uma estrada. O talude de aterro do lado direito inicia-se no ponto B e possui a inclinação mostrada acima de seu traçado. O perfil original do terreno está mostrado na linha tracejada da figura, abaixo da qual também se indica a sua inclinação.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 

A distância vertical entre o ponto A e o “offset” do talude de corte à direita, que corresponde ao ponto (não mostrado na figura) em que o talude encontrará o terreno original, vale em módulo:

  • A 1metro
  • B 2 metros
  • C 3 metros
  • D 4 metros