Questões de Construção Histórica da Universidade Brasileira (Pedagogia)

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Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.


Os primórdios das universidades remontam aos mosteiros criados na Idade Média, onde se dava ao sujeito uma formação centrada na figura do mestre, cujo fim último era a educação do integral do homem. A universidade moderna remonta ao período após a Revolução Francesa, quando se consolidou como instituição pública e laica.  

  • Certo
  • Errado

Segundo Romanelli (2009), a primeira organização do ensino superior em Universidade, por determinação do Governo Federal, ocorreu com a criação

  • A da Universidade do Paraná, pela Lei 1.284, de março de 1912.
  • B das Faculdades de Direito, Engenharia e Odontologia, pelo decreto 11.530, de março de 1915.
  • C da Universidade do Rio de Janeiro, pelo decreto n° 14.343, de 7 de setembro de 1920.
  • D da Universidade de Minas Gerais, pelo decreto 19.851 de 11 de abril de 1931.
  • E da Universidade de São Paulo, pelo decreto 19.851 de 25 de janeiro de 1934.

Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

II. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.

III. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade.


Assinale

  • A se somente a afirmativa II estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se somente a afirmativa I estiver correta.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
Com a reestruturação do aparelho do Estado e das reformas educacionais, os anos de 1990 trouxeram um discurso alicerçado na melhoria da qualidade da educação superior. Assim, o poder estatal estabelece, no âmbito das políticas educacionais, um processo de avaliação em larga escala para o ensino superior, o SINAES. As avaliações consideradas dinâmicas compreendem um conjunto de subcomponentes necessários para mensurar a qualidade estabelecida às instituições de ensino superior. Assinale a alternativa que apresenta os subcomponentes que resultam na nota de qualidade dos cursos superiores.
  • A Avaliação Institucional, Avaliação de Curso e Avaliação do Desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes.
  • B Avaliação Organizacional, Avaliação de Fluxo Contínuo e Avaliação de Competências dos estudantes ingressantes.
  • C Avaliação Institucional, Avaliação de Formação e Avaliação de Performance dos estudantes concluintes.
  • D Avaliação Associativa, Avaliação Curricular e Avaliação do Desempenho dos alunos ingressantes e concluintes.
  • E Avaliação Organizacional, Avaliação Formativa e Avaliação do Desempenho dos discentes ingressantes e concluintes.

Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:


1. O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.

2. Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.

3. Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.

4. Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.