Questões de Contabilidade de Custos (Engenharia de Produção)

Limpar Busca

Analise as seguintes assertivas sobre a Gestão da Qualidade e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os custos da qualidade podem ser classificados em quatro categorias principais: custos de avaliação, custos de falhas internas, custos de falhas externas e custos de prevenção.
( ) Os custos relacionados ao retrabalho são um típico exemplo de custo de falha de prevenção.
( ) A Gestão da Qualidade Total ou TQM (Total Quality Management) pode ser compreendida como uma abordagem integrada que contempla a cadeia de valor e a empresa focal.
( ) O objetivo fundamental da análise de Pareto é mapear as prováveis causas-raízes de um determinado problema relacionado à qualidade.
( ) O desdobramento da função qualidade ou Quality Function Deployment (QFD) pode ser usado para assegurar que uma inovação de produto ou serviço atenda às necessidades do mercado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F – V
  • B F – V – V – V – F.
  • C F – V – F – V – F.
  • D V – F – V – V – V.
  • E V – F – F – F – V.

Uma dada empresa compra a matéria prima ABC234 do seu fornecedor que possui um comportamento de demanda constante ao longo do ano. Sabe-se que no último ano a empresa adquiriu 800 toneladas da matéria-prima ABC234 para atender à demanda do mercado, que o custo de emissão por pedido é de R$ 20 e o custo por tonelada de manutenção anual do estoque da matéria prima representa 15% do custo da aquisição. Assinale a alternativa que indica o lote econômico de compra (em toneladas), considerando que a empresa adquire a matéria-prima por R$ 30 a cada tonelada.

  • A 7.111,11.
  • B 84,33.
  • C 90.
  • D 177,78.
  • E 32,65.

Para estabelecer uma conexão mais eficaz com os clientes, as empresas adotam uma abordagem sistemática na realização de um trabalho, organizando as atividades necessárias para atrair e reter clientes no processo de vendas.

Acerca dos esforços das empresas para estabelecer relacionamento com os clientes, julgue o item a seguir.

Chama-se valor percebido a diferença entre a avaliação feita em potencial pelo cliente quanto aos benefícios e custos relativos a um produto e as alternativas percebidas.  

  • Certo
  • Errado

Com relação aos conceitos de contabilidade e gestão de custos, julgue o item que se segue. 

A decisão de iniciar um novo investimento em uma empresa não deve ser influenciada por custos passados, uma vez que estes não poderão ser alterados, independente de qualquer decisão futura.

  • Certo
  • Errado

Com relação aos conceitos de contabilidade e gestão de custos, julgue o item que se segue. 

Fazem parte dos custos de uma empresa que produz determinado produto os gastos relacionados com a manufatura desse produto, como, por exemplo, matéria-prima, energia, setor comercial e marketing. 

  • Certo
  • Errado