Questões de Controle e Avaliação (Gestão de Pessoas)

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Uma entidade que tenha verificado que o resultado obtido por determinado processo de avaliação de desempenho aplicado a seus empregados apresentou “efeito halo” defrontou-se com

  • A identificação de profissionais acima da média, como resultante de uma avaliação acurada, gerando a expectativa de promoções ou aumento de remuneração.
  • B vício decorrente da falta de comprometimento ou de preparo do avaliador, que atribui uma avaliação mediana a todo o universo de avaliados.
  • C resultado extremamente negativo, resultante do excesso de rigor do avaliador, que toma por base padrões de difícil atingimento.
  • D distorção na avaliação, resultante da generalização de um aspecto do desempenho, bom ou ruim, para todos os demais quesitos avaliados.
  • E viés no resultado em razão de preferências pessoais do avaliador, gerando ressentimento e descrédito que contamina o clima organizacional.

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item.


Os processos de gestão do desempenho mais apropriados devem ter clareza de objetivos, definição de responsáveis pelas avaliações dos colaboradores e imposição dos gestores na definição dos acordos individuais de desempenho.

  • Certo
  • Errado

Considere que determinada organização pretenda aplicar, com o propósito de avaliação e aprimoramento da gestão de desempenho de seus colaboradores, a metodologia denominada Pesquisa de Campo, o que significará a adoção de um método

  • A ultrapassado, pois considera poucas dimensões do comportamento dos avaliados, dando ênfase apenas à assiduidade e à produtividade.
  • B superficial, pois baseia-se exclusivamente na coleta de dados constantes dos registros funcionais dos avaliados.
  • C completo, porém de maior custo, pois demanda entrevistas feitas por um especialista em avaliação com os gestores do avaliado, permitindo planejar seu desenvolvimento.
  • D indireto, pois trabalha com extrapolação de dados de uma amostra de avaliados para aferir uma média da performance do grupo todo.
  • E rápido, porém sujeito a erros e vícios, baseando-se em questionários e testes respondidos por meio eletrônico e avaliados com base em algoritmos.
Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. As pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais. Considerando o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir. 
1. Pessoas como recursos. 2. Pessoas como parceiros.
( ) Colaboradores agrupados em equipes. ( ) Metas negociadas e compartilhadas. ( ) Horário rigidamente estabelecido. ( ) Interdependência com colegas e equipes. ( ) Ênfase na especialização. ( ) Preocupação com normas e regras. ( ) Fidelidade à organização. ( ) Atendimento e satisfação do cliente.
A sequência está correta em
  • A 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2.
  • B 2, 1, 1, 2, 2, 2, 1, 1.
  • C 1, 2, 2, 1, 1, 1, 2, 2.
  • D 1, 1, 1, 2, 2, 2, 1, 1.

A Avaliação de Desempenho com Foco em Competências é uma resultante de quando se trabalha em uma organização a chamada Gestão por Competências. As etapas básicas no exercício da Gestão por Competências estão representadas abaixo, EXCETO:

  • A Avaliar as competências de cada colaborador.
  • B Avaliar o ambiente externo à organização.
  • C Mapear as competências de cada função.
  • D Mapear as competências organizacionais.