Questões de Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada (Administração Pública)

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Analise o trecho a seguir:
A gestão pública deve ser entendida como algo mais amplo do que a interpretação de gestão de negócios e do que as questões internas dos negócios de um governo.
(Matias-Pereira, 2016.)
Quanto à compreensão do conceito de gestão pública, uma justificativa que completa corretamente o raciocínio do autor é:
  • A A gestão pública atua em âmbito nacional, enquanto a gestão de negócios ocorre de forma localizada.
  • B A gestão pública é uma questão de legalidade e legitimidade, não apenas uma questão de eficiência e eficácia.
  • C A gestão pública ocupa-se apenas das questões internas de um governo, enquanto a de negócios lida com o mercado.
  • D A gestão pública lida com um contexto organizacional externo, enquanto a gestão de negócios lida com questões internas.
“Existem diferenças intrínsecas entre empreendimentos públicos e empreendimentos privados. Essas diferenças devem ser de pleno conhecimento do servidor público, tanto na etapa de idealização quanto na implantação de escritórios de projeto, formação de equipes e execução de projetos. As esferas de governo federal, estadual e municipal são formadas por inúmeros órgãos, segmentos e pessoas (que não somente os agentes públicos); esses atores nem sempre compartilham os mesmos objetivos e, menos ainda, concordam na forma de gestão para alcançá-los.” São peculiaridades inerentes à administração pública que o servidor deve considerar quando da idealização e gestão de projetos, EXCETO:
  • A Existências de diferentes órgãos de controle nas diversas esferas de governo.
  • B Obediência a leis e normativos infralegais que regulam as contratações públicas.
  • C Obrigatoriedade de os recursos financeiros já terem sido devidamente recolhidos aos cofres públicos.
  • D Exigência de prestação de contas à sociedade em virtude do princípio da transparência e accountability.

Podemos destacar como diferença entre a gestão pública e privada o fato de que, na gestão

  • A privada, é obrigatório o respeito aos princípios do art. 37 da Constituição Federal, em qualquer atividade.
  • B privada, o objetivo é atender ao interesse da sociedade.
  • C pública, a atenção aos princípios contidos no art. 37, da Constituição Federal é facultativa.
  • D pública, o objetivo maior é atender ao bem-estar da coletividade.
  • E pública, o “cliente” somente paga pelos serviços de que efetivamente se utilizar.

Embora, muitas vezes, a gestão pública seja conceituada como lenta e ineficiente pelos cidadãos, principalmente quando comparada à gestão da iniciativa privada, essa impressão se deve, em grande parte, aos próprios normativos e mecanismos intrínsecos à sua atuação, que têm como objetivo preservar sua essência e garantir o cumprimento de sua missão.


No que concerne às diferenças entre a gestão pública e privada, é correto afirmar que a gestão pública pode 

  • A oferecer diferenciação de serviços públicos em função do montante pago em carga tributária, garantindo a sustentabilidade financeira.
  • B recorrer a contribuições compulsórias, ainda que, para isso, abra mão da transparência.
  • C ser financiada por seus clientes, ainda que sem poder coercitivo para isso.
  • D adotar um posicionamento concorrencial de suas atividades, desde que dispense a realização de concursos públicos para a contratação de pessoal.
  • E fazer apenas o que a lei determina, visando a preservação do bem comum.

A gestão por resultados no setor público, que se tornou relevante no Brasil após a reforma administrativa de 1995, é considerada por vários estudiosos como fundamental para a revitalização da gestão pública no país e para a retomada do equilíbrio fiscal. Sobre o conceito de gestão por resultados, assinale a afirmativa correta.

  • A Fundamenta-se na no princípio da centralização política, no que diz respeito à delegação de competências.
  • B Preconiza o fortalecimento processual nas políticas públicas desenvolvidas pelos gestores.
  • C Prioriza a hierarquia decisória na tomada de decisão em detrimento do laissez-faire.
  • D Privilegia a flexibilização de recursos em conjunto com a responsabilização do gestor.
  • E Rechaça a ideia de confiança limitada, contrária à ideia de eficiência administrativa.