Questões de Critérios de Noticiabilidade nas Produções Jornalísticas (Comunicação Social)

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Leia o texto abaixo:
“Na rotina produtiva diária das redações de todo o mundo, há um excesso de fatos que chegam ao conhecimento dos jornalistas. Mas apenas uma pequena parte deles é publicada ou veiculada. Ou seja, apenas uma pequena parte vira notícia. O que pode levar qualquer leitor ou telespectador a perguntar: afinal, qual o critério utilizado pelos profissionais da imprensa para escolher que fatos devem ou não virar notícia? (…)
O fato é que os jornalistas se valem de uma cultura própria para decidir o que é ou não é notícia.”
PENA, Felipe – Teoria do Jornalismo – Ed. Contexto, São Paulo, 2008, p.71
Analise as afirmativas abaixo tendo por base o texto acima e seus conhecimentos sobre a notícia jornalística.
1. Os critérios de noticiabilidade estabelecidos pelo ethos do jornalismo, ou seja, aquilo que torna notícia notícia, são difusos, imprecisos e construídos conforme os interesses dos envolvidos.
2. Notícia é o fato publicado. Nem todo fato vira notícia.
3. Classicamente, notícia é a desacomodação da rotina, o inusitado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Leia o trecho abaixo de notícia publicada na Folha de S. Paulo para responder à questão.
Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 após reinado mais duradouro da Inglaterra
Discreta, soberana deixa como maior legado preservação da confiança na monarquia; Charles 3º é novo rei
João Batista Natali – Folha de S. Paulo
A rainha Elizabeth 2ª, que por sete décadas ocupou o trono britânico e se tornou um símbolo da monarquia em todo o mundo, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. Seu filho mais velho, o agora rei Charles 3º, é seu sucessor.
Sobre os critérios de noticiabilidade do texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A O critério que determina a notícia é apenas a identificação cultural do Brasil com a Europa. Qualquer outro monarca morto não teria a mesma importância.
  • B O critério que mais se destaca na matéria é a notoriedade da rainha. A morte de alguém conhecido, popular e importante sempre será notícia.
  • C Sempre a morte, independente de quem esteja envolvido, será critério de noticiabilidade.
  • D A utilidade da notícia e como ela pode alterar a vida do leitor é o principal critério desta informação.
  • E Certamente o critério mais prevalente na matéria é o ineditismo do fato, porque não é todo dia que morre um monarca.
Identifique qual os principais critérios de noticiabilidade considerados pelo jornal O Estado de São Paulo para a publicação da notícia a seguir:
Curió abre arquivo e revela que Exército executou 41 no Araguaia Sebastião
Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. (O Estado de São Paulo - 20 de junho de 2009).
Aponte a alternativa correta:
  • A Utilidade e oportunidade.
  • B Relevância e repercussão.
  • C Proeminência dos personagens e proximidade.
  • D Oportunidade e interesse humano.
  • E Raridade e curiosidade.

Para tornar-se público, um acontecimento deve atender a critérios de noticiabilidade, além de passar por diferentes agentes e grupos, que influenciam nesta construção. Sobre a notícia institucional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A linguagem jornalística, que prima pela clareza, objetividade, concisão e simplicidade, também é adotada na notícia institucional.
( ) Diferentes atores fazem parte do processo de construção de uma notícia, que podem ser conceituados de acordo com três categorias: os news promoters, os promotores de notícia, pessoas públicas ou que se tornam públicas temporariamente; os news assemblers, os jornalistas; e os news consumers, que são o público em geral.
( ) Nas instituições públicas, a obrigatoriedade de prestar contas à sociedade através de notícias vem sendo adaptada para o conceito de accountability, que moderniza as relações entre governo e cidadão, visando à transparência, responsabilização, fiscalização e controle dos atos públicos em uma sociedade democrática.
( ) As organizações tendem a buscar visibilidade pública nos fatos marcados pela incerteza, imprevisibilidade, polêmica e necessidade de manutenção de sigilo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


  • A V – F – V – F.
  • B F – V – F – F.
  • C V – F – V – V.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – V – F.

O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procura fontes confiáveis (dentro e fora da organização, se for necessário) para averiguar a abordagem que tem em mente. Na hora de divulgar, tem a função de ajudar seu assessorado a identificar se o fato que ele quer ver divulgado é de interesse público e, assim, passível de se tornar objeto de matéria. Caso não seja, o tema não deve ser levado à mídia.

Mafei, M. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia.

São Paulo: Contexto, 2012.


De acordo com Mafei, o conhecimento de jornalismo contribui para a seguinte caraterística do assessor de imprensa:

  • A diagnóstico de resultados técnicos
  • B publicação de anúncios corporativos
  • C elaboração de conteúdos editoriais
  • D adaptação de campanhas publicitárias